23 de abril de 2024
Cannondale MTB Festival
Foto: Fabio Piva

Tudo que você precisa saber sobre o Cannondale MTB Festival

Competição terá início nesta sexta-feira (19), com a estreia do Brasileiro de E-MTB e segue até domingo (21), com os campeonatos nacionais de XCO, XCM) e DH

O município de Mairiporã, na grande São Paulo, já respira a edição inédita do Cannondale MTB Festival, evento que reunirá entre sexta-feira (19) e domingo (21) quatro campeonatos brasileiro de mountain bike, todos chancelados pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e pela UCI (União Ciclística Internacional): XCO (cross country olímpico), XCM (maratona), DH (downhill) e a inédita disputa no E-Mountain Bike, com bicicletas elétricas.

Ao todo, 1.100 atletas estão inscritos para os quatro campeonatos, o que garante ao público a presença dos melhores ciclistas do país nestas quatro modalidades, em um espaço com 1.300.000 m² e entretenimento completo no Instituto Mairiporã.

Cannondale MTB Festival
Foto: Fabio Piva

Transmissão ao vivo – Dentro das pistas, as disputas do Cannondale MTB Festival começam dia 19, sexta-feira, com o Brasileiro de E-Mountain Bike – competição nacional que será disputada pela primeira vez na América Latina. No sábado, 20, será a vez do XCO com mais uma novidade: transmissão ao vivo pelo Bandsports, entre 12h30 e 14h30. No domingo as disputas se encerram com o Brasileiro de Maratona e o DH, que também será transmitido ao vivo pelo canal. A transmissão será a partir das 11h30.

Além da transmissão pela tv, as provas válidas pelos campeonatos brasileiros também poderão ser acompanhadas pela internet. Três canais no YouTube irão transmitir diversas provas ao vivo: MTB90, Pra Quem Pedala e a própria Bandsports.

Para ir além das competições esportivas, a organização do Cannondale MTB Festival investiu pesado em estrutura. Somando o aporte dos sócios Renato Rennó e Fabio Caldeo às ativações de patrocinadores, o investimento total do evento gira em torno de R$ 2 milhões. Alguns números do evento:

  •  1,1 mil atletas;
  • 15 mil de público estimado;
  • 50 lojas do universo ciclístico na Vila da Bike;
  • 15 food trucks;
  • 1.200 vagas de estacionamento gratuito;
  • 420 profissionais de estafe;
  • 8 títulos brasileiros em disputa nas categorias de Elite.

As pistas do festival – Tanto o E-MTB quando o XCO serão realizados na mesma pista, 5,9 km e 178 m de altimetria acumulada por volta. Já o XCM, terá percursos de 82 km e 41 km, passando por trilhas e estradas da região. Responsável por encerrar o Cannondale MTB Festival, o DH terá uma pista que promete fortes emoções, com percurso de 1.480 m e 320 m de desnível.

Cannondale MTB Festival
Foto: Fabio Piva

“A pista do Brasileiro de DH está muito bem feita. O desnível está excelente, porque você larga lá do alto e sem nenhuma pedalada consegue chegar em baixo, zerando a pista inteira. Tem muita pedra e saltos, bem divertido”, diz Wallace Miranda, piloto de downhill do Vale Paraíba.

“Realmente o circuito do DH está ótimo. Com a garoa desta semana, deixou o piso mais firme, além de ficar mais rápido. Está dando para acertar bem as linhas. A estrutura do evento é grandiosa, o que só alavanca o nosso esporte”, comenta Bernardo Cruz, atleta 5 vezes campeão brasileiro de downhill.

As estrelas da festa – Na modalidade olímpica, estão confirmados os atuais campeões nacionais, Henrique Avancini e Jaqueline Mourão, que vão em busca de manter-se com a bandeira do Brasil no uniforme. No Masculino, Avancini terá como principais adversários Guilherme Muller, José Gabriel Marques, Kennedi Lago, Luiz Cocuzzi, Rubens Valeriano, Sherman Trezza, entre outros, que dividem os holofotes do XCO no país atualmente. Entre as mulheres, Raiza Goulão, Letícia Cândido, Viviane Favery e Hercilia Najara são as concorrentes de Jaqueline na elite.

Já a maratona, tem Mario Veríssimo e Tânia Clair defendendo a camisa de campeão nacional. No entanto, eles não terão vida fácil, já que além dos especialistas na modalidade – Bruno Lemes, Edson Rezende, Halysson Ferreira, Lukas Kaufmann, Ricardo Pscheidt e Ullan Galinski entre homens e Sofia Subtil, Ana Luisa Panini e Karen Olimpio no Feminino -, estão inscritos também alguns destaques do cross country, como Guilherme Muller, Henrique Avancini, Raiza Goulão, Letícia Cândido e Viviane Favery.

No downhill, a disputa masculina provavelmente será a mais equilibrada e imprevista do Cannondale MTB Festival, já que a quantidade de favoritos é grande para tentar tirar de Lucas Bertol o posto de atual campeão brasileiro. A lista é vasta, com destaques como Bernardo Cruz, Gabriel Giovannini, Frederico Vieira, Guimerton Ribeiro, Lucas Borba, Maicon Jesus, Maicon Zottis, Pedro Ferreira, Wallace Miranda, William Bortolozzo, entre outros. No feminino, Lais Flecke vai em busca do bicampeonato, com Barbara Jechow, Ana Maria Xavier, Karina Kosmala, Mariana dos Santos e Samantha Piecharki sendo suas adversárias pelo ouro.

Conquistando cada vez mais espaço nas ruas das cidades e nas trilhas do mundo todo, a bicicleta elétrica fará história no Cannondale MTB Festival. Nomes de diferentes gerações do mountain bike nacional estão confirmados na prova do E-MTB, como Albert Morgen, Erick Azzi, Luciano KDra, Patrícia Loureiro, entre outros.

Test Ride – Quem for ao evento terá a oportunidade de testar não só bicicletas, mas também carros. A Jeep é uma das patrocinadoras do Festival e estará disponibilizando no local a Jeep Experience, com 12 carros à disposição para serem testados pelo público. Além disso, a Cannondale também irá colocar diversas bikes da marca no test bike dentro da estrutura montada para o Festival.

Programação resumida

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

  • 08h: Largada Campeonato Brasileiro E-MTB XCO
  • 10h às 12h: Treino Livre XCO
  • 13h às 16:30h: Classificatórias Downhill – Elite, Master, Infanto, Júnior, Juvenil e Open
  • 16h às 17h: Congresso Técnico Campeonato Brasileiro de XCO

Sábado, 20 de Julho de 2019

  • 07h às 8:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Open e Paradesportivo
  • 09h às 10:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Infanto (M-F), Júnior (F), Juvenil (F), Master A, B, C (F), Master B1, B2, C1, C2, D1, D2 (M)
  • 11h às 12:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Júnior, Juvenil, Sub-30, Master A1, Master A2 (Masculino)
  • 13h às 14:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Elite e Sub-23

Domingo, 21 de Julho de 2019

  • 08h: Largada Campeonato Brasileiro de XCM
  • 08:30h: Largada XCM Sport
  • 09h: Finais Brasileiro de Downhill

Serviço

Cannondale MTB Festival

  • Data: De 19 a 21 de julho de 2019
  • Local: Instituto Mairiporã (Avenida Dr. Thomaz Rodrigues da Cruz, 1113 – Mairiporã-SP)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização