29 de abril de 2024
Pro Bike Garage

Pro Bike Garage, o app que informa a hora de levar sua bike ao mecânico

Aplicativo utiliza integração com o Strava para monitorar o estado dos componentes da bicicleta e alertar – de acordo com o tempo de uso ou a distância percorrida -, o momento da manutenção

Utilizar uma bicicleta em bom estado de conservação e com a manutenção em dia é quase garantia de uma pedalada sem dores de cabeça causadas por problemas mecânicos. Todavia, a rotina de levar a bike periodicamente para revisões preventivas ou substituições de peças desgastadas nem sempre é cumprida, seja por desconhecimento do prazo correto, ou mesmo por esquecimento.

Foi justamente na busca de uma ferramenta que pudesse me auxiliar no agendamento da manutenção de minhas bicicletas que ‘esbarrei’ no Pro Bike Garage, um aplicativo para smartphone que funciona como um monitor de componentes, registrando seus tempos de uso de forma individual e emitindo alertas sobre o momento da revisão ou substituição.

Versatilidade – Entre os diversos aplicativos similares para smartphone, o Pro Bike Garage é, sem dúvidas, o mais versátil, algo surpreendente se levarmos em consideração sua sua facilidade de uso.

A primeira coisa que o usuário deve fazer antes de operar o aplicativo é entrar no Strava via computador (seu  aplicativo não possui esse recurso) e adicionar sua(s) bicicleta(s), no campo (Configurações => Meu Equipamento).

Pro Bike Garage
O primeiro passo para utilizar o aplicativo é adicionar a(s) bicicleta(s), através do Strava

Após a instalação do aplicativo (disponível nas plataformas Android e iOS), basta abrir o app e o vincular à conta do Strava, de forma que o Pro Bike Garage passe a monitorar o tempo de uso da bike e dos seus componentes de acordo com as pedaladas registradas.

Após a operação, a lista de bicicletas disponíveis irá aparecer na tela inicial do aplicativo. Ao se clicar em uma delas, um novo campo irá surgir na tela, com a lista de seus componentes. Durante a primeira utilização, os mesmos deverão ser inseridos manualmente, informando dados como nome, tipo de componente e data de sua instalação. 

Pro Bike Garage
Telas inicial e da lista de componentes do Pro Bike Garage

Para agendar individualmente a revisão ou substituição, basta clicar no componente e clicar no ícone + situado no canto inferior direito da tela.

Pro Bike Garage
Telas de configuração dos componentes

É possível criar vários tipos de manutenções distintas no mesmo componente, recurso particularmente útil em garfos de suspensão e freios hidráulicos.

Pro Bike Garage
É possível discriminar o tipo de manutenção de cada componente, diferenciando por exemplo, uma revisão completa de uma básica

O alerta de manutenção pode ser configurado através dos parâmetros quilometragem percorrida (em km), tempo decorrido (em meses), tempo de uso (em horas) e número de pedaladas. Um gráfico circular avisa antecipadamente em quantas horas a revisão deverá ser efetuada. Caso a validade tenha vencido, o gráfico torna-se vermelho, além de gerar uma notificação sonora.

Pro Bike Garage
O app informa através de sinalização visual e sonora sobre a necessidade de atenção sobre o componente

Conclusão

Se comparado a outros aplicativos similares que testei (Bike Activity, Feedback Sports e Bike Repair), o Pro Bike Garage ganha de lavada por sua versatilidade e facilidade de uso. O único ponto negativo é a impossibilidade de importar dados de componentes no Strava (só é possível importar dados sobre a quilometragem percorrida e o nome da bicicleta). De acordo com os desenvolvedores do aplicativo, esta limitação deve-se a restrições impostas pelo Strava.

Disponível para as plataformas plataformas Android e iOS, o Pro Bike Garage pode ser baixado aqui:

app-store

google-play

Pro Bike Garage

Versatilidade e recursos
Facilidade de uso
Preço

Ótimo

Uma excelente ferramenta de agendamento da manutenção da bike e seus componentes

Pontos positivos

  • Gratuito;
  • Fácil de usar;
  • Permite o monitoramento de um número ilimitado de bikes e componentes.

Pontos negativos

  • Não sincroniza dados sobre componentes e peças com o Strava.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização