26 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação / Cannondale
Foto: Divulgação / Cannondale

Cannondale testa protótipo de bicicleta DH com dois amortecedores traseiros

Marca estadunidense posta vídeo onde Matt Simmonds, atleta de Enduro da Cannondale, testa um protótipo de MTB Downhill com um curioso sistema de amortecedor duplo na suspensão traseira

Após um hiato que quase dez anos na categoria, a Cannondale parece estar de volta ao mundo do Downhill. Na tarde de ontem (23/04), a marca estadunidense postou um vídeo em seu canal do YouTube onde Matt Simmonds, atleta da equipe de Enduro da Cannondale, testa um protótipo de bicicleta de Downhill que utiliza um curioso sistema de amortecedor duplo em sua suspensão traseira.

De acordo com as fotos e o vídeo divulgados pela Cannondale, o protótipo da nova bike utiliza dois amortecedores – um deles, a mola, localizado na balança traseira e outro, pneumático, parcialmente oculto no tubo inferior do quadro -, que funcionam de forma oposta, ou seja, quando uma deles está sendo comprimido, o outro está em seu curso de retorno.

Embora o fabricante não tenha dado maiores detalhes sobre o funcionamento do sistema, o conceito possibilita ajustar separadamente o retorno de cada amortecedor, otimizando as características de linearidade da mola e a progressividade do ar comprimido de forma independente, resultando em uma suspensão com melhor leitura de terreno e mantendo a roda traseira em maior contato com o solo.

Foto: Divulgação / Cannondale
Foto: Divulgação / Cannondale

“O Downhill é o melhor campo de provas do MTB, um lugar onde inovar requer determinação muita criatividade. A Cannondale retorna ao mundo do DH após um longo período de dez anos trazendo novos conhecimentos e abordagens. Estamos de volta para testar, aprender e competir”, diz a Cannondale.

Até o presente momento não há informações sobre a produção em série da noca bike da Cannondale, que continua sendo testada por Simmonds em alguns circuitos da Enduro World Series (EWS).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização