18 de maio de 2024
Pinarello Dogma FS

Pinarello Dogma FS, uma estradeira full suspension para encarar a Paris-Roubaix

“Arma secreta” da equipe Sky para uso na edição 2019 da Paris-Roubaix, Dogma FS conta com amortecedores controlados eletrônicamente de forma adaptar-se ao terreno automaticamente

Neste domingo (14), os ciclistas da equipe Sky contarão com uma ajuda e tanto para superar o terreno difícil e os trechos de paralelepípedos de uma das provas mais difíceis do calendário europeu, a Paris-Roubaix. Trata-se da Dogma FS, o mais novo lançamento da Pinarello, dotada de um exclusivo sistema de amortecimento desenvolvido especialmente para bicicletas de estrada.

Pinarello Dogma FS

A ideia por trás desta revolucionária tecnologia é garantir as consagradas características de pilotagem de desempenho das bicicletas Pinarello mesmo em terrenos irregulares. Para isto, o fabricante dotou o quadro de fibra de carbono Toray T1100 1K da Dogma FS com amortecedores de acionamento eletrônico, de forma adaptar o comportamento da bike de acordo com o tipo de terreno, garantindo o máximo de performance ao ciclista.

O conceito – Utilizado pela primeira vez nos modelos K8S e K10S, o amortecedor traseiro da Pinarello Dogma FS utiliza elastômeros como molas de compressão e um sistema de retorno hidráulico, este último controlado eletronicamente através de uma combinação de sensores giroscópicos e de aceleração, de forma determinar o tipo de terreno onde a bike está sendo pedalada, travando ou liberando a suspensão de forma automática.

Pinarello Dogma FS

Batizado de Dogma Smart Adaptive System (DSAS), o amortecedor também pode ser acionado manualmente de forma remota, através de um ciclocomputador ou smartphone pareado via Bluetooth ou ANT+, ou por meio de um botão localizado no tubo inferior.

Ao contrário das bicicletas full suspension de mountain bike, a Pinarello Dogma FS não possui balança traseira pivotada, contando apenas com a flexibilidade dos stays em combinação com o amortecedor para liberar um curso traseiro total de 11mm.

Pinarello Dogma FS

Além do amortecedor traseiro, a Dogma FS conta também com um sistema similar em seu garfo, capaz de liberar um curso de até 20mm. Ao contrário da parte traseira da bike, o garfo utiliza mola de aço em conjunto com o damper hidráulico, em uma solução similar à utilizada nas suspensões HeadShock que equipavam as bicicletas MTBs da Cannondale na década de 90.

Pinarello Dogma FS

Para acomodar o amortecedor, o tubo da caixa de direção teve que crescer seu volume interno, principalmente na parte superior, que passa a utilizar um rolamento de 1 ¼” para garantir o máximo de rigidez ao conjunto.

Outra modificação necessária foi reduzir sua altura, para compensar o volume extra do amortecedor na parte inferior do garfo e manter baixo o comprimento entre a caixa de centro e o topo da caixa de direção (stack), de forma não perder as características racing tão valorizadas nos quadros Pinarello.

De acordo com o fabricante, o uso dos amortecedores DSAS na Pinarello Dogma FS é capaz de reduzir em 42% o nível de vibração causado pelas irregularidades do terreno.

Pinarello Dogma FS

Especificações e componentes – Em um primeiro momento, a Pinarello Dogma FS será disponibilizada apenas com freios de aro, sem opção para freios a disco.

Boa parte da tecnologia já empregada na linha Dogma permanece no modelo FS, incluindo o garfo Onda ForkFlap, que funciona de forma integrada à curvatura do tubo inferior, reduzindo a resistência aerodinâmica.

Tanto o quadro quanto o garfo comportam pneus de até 28mm de largura, tendência crescente de uso em bikes de endurance.

Até o presente momento a Pinarello não havia disponibilizado as configurações de grupos de transmissão e componentes da nova Dogma FS.

Especificações técnicas do quadro

Material Carbon Torayca T1100 1K Dream Carbon with Nanoalloy 
Design Asymmetric Frame
Garfo Fork Onda ForkFlap
Integração Think2 System com E-Link e rota interna dos cabos ICR
Caixa de direção Rolamentos selados (1 ¼” e 1 ½”)
Caixa de centro Rosca italiana
Blocagem do canote Seatclamp TripleForce
Dimensões máximas dos pneus 700 x 28mm
Tamanhos disponíveis 530, 550, 560 e 575mm

Preços e disponibilidade – Até o fechamento desta edição, a Pinarello não havia divulgado a data oficial de lançamento da Dogma FS nem os valores a serem praticados. Em breve, mais informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização