26 de julho de 2024
SRAM Force eTap AXS

SRAM apresenta seu novo grupo eletrônico de estrada Force eTap AXS

Transmissão eletrônica de 12 velocidades chega ao mercado a um preço mais acessível que o grupo topo de linha da marca, o Red eTap AXS, lançado em fevereiro deste ano

O fabricante de componentes de bicicletas SRAM anunciou hoje o lançamento de mais uma opção de transmissão eletrônica de estrada, o grupo Force eTap AXS.

Opção mais barata ao grupo topo de linha da marca, o Red eTap AXS, o novo Force AXS chega ao mercado para bater de frente com sua principal concorrência no mercado, o Shimano Ultegra Di2, tendo como principais ‘armas’ uma série de novas tecnologias exclusivas da SRAM, incluindo a plataforma AXS de transmissão sem fio, que possibilita uma série de ajustes personalizáveis através de um aplicativo para smartphone.

Câmbio traseiro Force eTap AXS

Câmbio traseiro Force eTap AXS
Câmbio traseiro Force eTap AXS

Com tecnologia herdada diretamente do câmbio Red eTap AXS, o novo Force eTap AXS chega ao mercado em uma única opção, compatível com transmissões de 1x ou 2x velocidades.

Seu cage abriga as polias guia e tensionadora com a tecnologia X-Sync, com rolamentos de cerâmica para maior durabilidade e eficiência.

O Force AXS utiliza o mesmo motor de seu ‘irmão maior’, além da exclusiva tecnologia Orbit de estabilização de corrente, que mantém a transmissão silenciosa e segura.

SRAM AXS
A plataforma AXS de transmissão sem fio possibilita uma série de ajustes personalizáveis através de um aplicativo para smartphone

Compatível com as baterias eTap atuais, o câmbio conta com a tecnologia de troca de marchas sem fio AXS, que possibilita sua personalização de acordo com o gosto do ciclista.

Câmbio dianteiro Force eTap AXS

Câmbio dianteiro Force eTap AXS
Câmbio dianteiro Force eTap AXS

Com design similar ao Red, o novo câmbio dianteiro Force eTap AXS utiliza um descarrilhador de corrente em aço no lugar do de alumínio utilizado pelo modelo topo de linha da SRAM.

Seu perfil lateral é o mais esbelto possível, aumentando assim o espaço para utilização de pneus traseiros mais largos.

Assim como no traseiro, o câmbio dianteiro é compatível com as baterias eTap atuais.

Trocadores de marcha / manetes de freio Force eTap AXS

Force eTap AXS
Trocadores de marcha / manetes de freio Force eTap AXS a disco ED-FRC-D1 (a esquerda) e de aro EB-FRC-D1

Disponibilizados para opções de uso com freios a disco (ED-FRC-D1) ou de aro (EB-FRC-D1), os trocadores de marcha da linha Force eTap AXS fazem uso da plataforma AXS de personalização, possibilitando uma lógica de trocas de marchas simples e intuitiva.

Para possibilitar uma maior controle e ergonomia, a parte emborrachada superior e nas alavancas de marchas recebeu uma nova textura, para um maior agarre com luvas ou sem.

Ambos os modelos contam ainda com ajuste de altura da manete, sendo que o modelo para freios a disco conta ainda com ajuste de contato das pastilhas.

Cada trocador possui uma entrada para um trocador-satélite (Blip) em sua lateral, para possibilitar a instalação remota em extensões aero de guidão (clip).

Cassete Force XG-1270

Cassete Force XG-1270
Cassete Force XG-1270

Disponível nas relações 10-26, 10-28 e 10-33 dentes, o novo cassete Force XG-1270 foi otimizado para trocas de marchas suave e precisa, com pelo menos cinco marchas com variação máxima de 1 dente de uma para outra, para uma progressão suave. A primeira marcha, com 10 dentes, ajuda a fornecer uma amplitude maior.

O novo cassete Force XG-1270 é compatível com rodas equipadas com freehubs SRAM XDR, incluindo todas as rodas da marca Zipp de 2012 em diante.

Pedivela SRAM Force

Pedivela SRAM Force
Pedivela SRAM Force

Um sistema de transmissão ideal para bicicletas de estrada requer mais amplitude de variação e progressões mais suaves. Para conseguir isso, os engenheiros da SRAM ‘reimaginaram’ a transmissão, dotando-a da tecnologia Deep Range.

O novo pedivela SRAM Force oferece coroas menores com uma variação de 13 dentes entre as coroas em todas as configurações, proporcionando um melhor desempenho nas trocas de marcha.

Pedivela SRAM Force com medidor de potência integrado
Pedivela SRAM Force com medidor de potência integrado

Como em todos os novos modelos da marca, o pedivela SRAM Force utiliza o padrão de eixo/movimento central DUB.

O pedivela SRAM Force será disponibilizado nas versões com e sem medidor de potência integrado, nas opções de coroas 48-35 e 46-33 dentes, com pernas de 170, 172.5 e 175mm

Pedivela SRAM Force 1

Pedivela SRAM Force 1
Pedivela SRAM Force 1

Para os adeptos de transmissões de coroa única (1x), a SRAM disponibiliza o pedivela Force 1, voltado para uso em triathlon, ciclocross e criterium.

Pedivela SRAM Force 1 com medidor de potência integrado
Pedivela SRAM Force 1 com medidor de potência integrado

Assim como na versão para duas coroas, o pedivela SRAM Force será disponibilizado nas versões com e sem medidor de potência integrado, nas opções de coroas 36, 38, 46, 44, 42 e 40 dentes, com pernas de 170, 172.5 e 175mm

Corrente SRAM Force

Corrente SRAM Force
Corrente SRAM Force

Provavelmente o componente com o design mais diferenciado de todo o grupo, a nova corrente SRAM Force possui uma aparência marcante, de perfil assimétrico, reto na parte externa e curvo no contato com os dentes das coroas e do cassete.

Esta nova tecnologia, denominada Flattop possibilita, de acordo com a SRAM, a produção de uma corrente mais estreita com funcionamento mais silencioso, além de maior resistência e durabilidade.

Tanto as placas externas quanto as internas recebem o revestimento Hard Chrome, que reduz o atrito entre as peças, resultando em trocas de marcha mais rápidas e precisas.

Para sua montagem, a nova corrente Force requer novo link Powerlock Flattop.

Preços e disponibilidade – De acordo com a SRAM, o novo grupo eletrônico Force eTap AXS estará disponível no mercado a partir de meados de abril, a preços ainda por definir no Brasil.

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