2 de março de 2024
SRAM G2 Ultimate
SRAM G2 Ultimate

G2, a nova geração de freios a disco da SRAM

Mais leves e com maior poder de frenagem, novos freios SRAM G2 RSC e o G2 Ultimate chegam ao mercado para substituir os modelos Guide Ultimate e RSC

O fabricante de componentes para bicicletas SRAM anunciou o lançamento da nova geração de freios a disco da linha Guide.

Denominada G2, a nova linha – como o nome sugere – é uma atualização da já consagrada linha SRAM Guide e é composta por dois modelos, voltados para a prática do MTB cross-country / Trail.

SRAM G2
SRAM G2

Entre os principais alterações na nova linha destaca-se o novo design das pinças (calipers), que utilizam quatro pistões de acionamento das pastilhas, o que garante não apenas maior potência de frenagem, mas também uma modulação mais progressiva.

A grande mudança no mecanismo de acionamento foi a substituição do aço como matéria-prima dos pistões pela resina fenólica, um composto orgânico mais leve e barato e que não reage em contato com o fluido hidráulico D.O.T. 5.1 utilizado nos freios. A principal vantagem do uso deste composto entretanto, é a sua capacidade de isolar do sistema hidráulico dos freios o calor resultante do atrito das pastilhas com o rotor.

SRAM G2 RSC
SRAM G2 RSC

Externamente, as pinças – se comparadas à atual linha SRAM Guide – possuem reforço estrutural nas áreas de contato com o garfo de suspensão e com o  quadro, de forma torná-las mais rígidas e com menor possibilidade de vibração. Estas alterações, de acordo com o fabricante, garantem um poder de frenagem cerca de 7% superior.

As pastilhas utilizadas nos novos freios G2 são as mesmas da linha Guide, orgânicas ou metálicas. Como item de série, os freios G2 vem equipados com as novas pastilhas Power Organic que, de acordo com a SRAM, oferecem melhor poder de frenagem durante situações de acionamento prolongado, além de serem 10% mais leves.

Modelos – em princípio, serão disponibilizados dois modelos, o G2 RSC e o G2 Ultimate, em substituição aos modelos SRAM Guide Ultimate e RSC.

G2 Ultimate

SRAM G2 Ultimate
SRAM G2 Ultimate

Mais leve e com as manetes de acionamento em carbono, o G2 Ultimate é modelo topo de linha da marca, com 242 gramas de peso por freio (completo, com mangueira de 850mm).

Sua manete utiliza um rolamento selado e as tradicionais regulagens de alcance (reach) e ponto de contato das pastilhas.

SRAM G2 Ultimate
SRAM G2 Ultimate

Disponível na combinação de cores preta e cinza, o freio SRAM G2 Ultimate será comercializado a partir de abril por preços ainda por definir em território brasileiro.

G2 RSC

SRAM G2 RSC
SRAM G2 RSC

Modelo ‘econômico’ da linha G2, o G2 RSC é similar ao modelo Ultimate, mas com manete de acionamento em alumínio e sistema de bucha no lugar do rolamento.

SRAM G2 RSC
SRAM G2 RSC

Cada freio pesa 255 gramas (com mangueira de 850mm). Disponível também a partir deste mês, o G2 RSC ainda não teve seu preço divulgado por aqui. Em breve, masi ais informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização