4 de março de 2024
Hammerhead Karoo
Hammerhead Karoo - Foto: Divulgação

Website disponibiliza download gratuito de mapas para uso em GPS

Portal MapMania oferece mapas da rede colaborativa OpenStreetMap com atualizações mensais e compatíveis com sistemas Android, iOS, Garmin e outros

Uma excelente notícia para ciclistas que utilizam dispositivos de navegação por satélite em suas viagens e giros exploratórios de bicicleta. O portal MapMania está disponibilizando para download gratuito mapas das Américas do Sul e Central, África, Ásia e Europa, mensalmente atualizados e compatíveis com qualquer equipamento compatível com mapas-offline, como os modelos da Garmin, Bryton, TwoNav, Hammerhead e Lezyne, entre outros, além de aplicativos para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.

Garmin Edge 1030
Garmin Edge 1030 – Foto: Divulgação

Desenvolvidos e constantemente atualizados pela rede colaborativa OpenStreetMap, os mapas disponibilizados pelo MapMania são ricos em informações relevantes como pontos de interesse (hotéis, restaurantes, lojas etc.), ruas, avenidas e ciclovias. Outra vantagem do uso dos mapas é que os mesmos são roteáveis, ou seja, podem ser utilizados para traçar um percurso a ser seguido pelo aparelho GPS do ciclista.

TwoNav Trail Bike – Foto: Divulgação

Além dos mapas a serem baixados e instalados em dispositivos eletrônicos, é possível também baixar versões para instalação em computadores (através do software Garmin BaseCamp), o que possibilita aos ciclista traçar e planejar previamente sua rota, antes de baixá-la para seu equipamento de navegação.

Tela do software Garmin BaseCamp

Mapa Brasil – Entre as dezenas de mapas gratuitos disponíveis, o do Brasil é um dos mais completos. Com cerca de 760MB de dados, o arquivo contém informações detalhadas das cidades brasileiras, incluindo ciclovias e trilhas. Em sua última atualização, o arquivo continha a localização precisa de 34.441 cidades, incluindo 8.316 hotéis, 2.225 campings, 19.769 restaurantes e 31.843 lojas, entre outros pontos de interesse.

Como baixar – Para baixar os mapas, é necessário o preenchimento de um cadastro gratuito no site da MapMania. Feito isto, basta escolher qual o dispositivo compatível (smartphone, aparelho GPS ou computador), escolher o mapa da região desejada e realizar a instalação.

Em aparelhos de navegação GPS da marca Garmin, basta colocar o arquivo baixado (gmapsupp.img) dentro do diretório-raiz Garmin (devido ao grande tamanho do mesmo, recomenda-se o uso de um cartão de memória MicroSD) e reiniciar o dispositivo.

Para selecionar o mapa, ligue seu Garmin e escolha qual mapa usar em “Menu” => “Settings” => “System” => “Map” => “Map Information (Select Map)” e habilite-o.

Veja também

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização