4 de março de 2024
Foto: Divulgação / ESPR

Escola em Portugal dá lanche para aluno que usa a bike como meio de transporte

Iniciativa faz parte de uma série de atividades promovidas para tornar a escola uma instituição mais sustentável

Desde o início de seu ano letivo, a Escola Secundária de Pinheiro e Rosa (ESPR), localizada na cidade portuguesa de Faro, no sul do país, passou a oferecer lanches gratuitos a todo aluno, professor ou funcionário do colégio que utilizar a bicicleta como meio de transporte para se locomover à instituição.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades promovidas para tornar a escola uma instituição mais sustentável, contribuindo para a saúde dos alunos e redução da evasão.

“Nos últimos anos, verificamos o aumento no número de alunos que vinham para a escola de bicicleta, o que nos obrigou a ampliar o bicicletário da escola. Com a oferta do lanche, percebe-se um ligeiro aumento na utilização da bicicleta”, explica André Lara, diretor-adjunto da escola secundária, que prefere por enquanto não falar em números. Ainda assim, Lara que a medida já valeu a pena por ter provocado diálogo entre os alunos sobre “a importância de andar de bicicleta”.

Bicicletário da Escola – Foto: Divulgação / ESPR

Com o sucesso da iniciativa, o lanche — composto por um suco de laranja e um sanduíche  —, deverá continuar a ser oferecido pelo menos até o final do ano letivo, independentemente do impacto orçamental que provoque. “A ideia é encontrar parcerias com a comunidade para dar continuidade ao projeto”, afirma Lara. “Estamos numa zona onde existem produtores de laranjas e vamos tentar fazer com que a própria escola seja financeiramente sustentável”, explica o diretor.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização