24 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação / Memorial da Bicicleta de Joinville

Após dois anos, Joinville (SC) reabre seu Memorial da Bicicleta

Espaço de exposições conta com 49 modelos e será palco de ações educativas voltadas ao público escolar, com vídeos sobre mobilidade e história da bicicleta

A cidade de Joinville (SC) reabre nesta quarta-feira (7), às 15 horas, seu Memorial da Bicicleta. O espaço expositivo, que encontrava-se fechado por dois anos, irá contar a história desse meio de transporte.

Com bicicletas produzidas no Brasil, na Suécia, Alemanha e Índia, a partir do início do século 20, a exposição permanente conta com um acervo de 49 peças, sendo 23 pertencentes aos colecionadores particulares Dionísio Trapp e Antônio Olinto, ambos de Joinville.

Foto: Divulgação / Memorial da Bicicleta de Joinville

Entre as curiosidades estão o modelo ‘rema-rema’, datado de 1910; uma bicicleta feminina da marca Miele, fabricada na Alemanha em 1940; um exemplar Regent, modelo masculino, fabricado na década de 1960, na Índia; e outras raridades.

Além da exposição com peças inéditas, o Memorial da Bicicleta traz como novidade a realização de ações educativas voltadas ao público escolar. Durante as visitas agendadas, os alunos serão recebidos pela equipe de educadores, assistirão a vídeos sobre mobilidade e educação no trânsito, com visitas guiada para conhecer a coleção e a história da bicicleta.

Para melhor atender ao público, o prédio onde funcionava o terminal de cargas da Estação Ferroviária de Joinville, e que hoje abriga o Memorial da Bicicleta, recebeu diversas melhorias. A parte elétrica foi refeita, o ambiente interno foi pintado em sua cor original, paredes e portas foram restauradas. O local conta ainda com projetor e tela para ações educativas, além de peças de comunicação visual com fotos e textos explicativos.

Foto: Divulgação / Memorial da Bicicleta de Joinville

A implantação das melhorias e dos novos equipamentos do Memorial da Bicicleta foi viabilizada pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Movimento Pedala Joinville, que doou ao município R$ 60 mil provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela 3ª Vara do Trabalho de Joinville.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Raulino Esbiteskoski, o Memorial da Bicicleta preserva a história desse ícone da cidade, de forma organizada e com informação qualificada.

Além disso, ele destacou o apoio de parceiros como o Movimento Pedala Joinville e dos colecionadores Dilson Trapp e Antônio Olinto, e reforçou a possibilidade de participação da comunidade, em outras ações para o espaço.

“O visitante encontrará no Memorial da Bicicleta uma exposição com peças catalogadas e informações históricas. As pessoas que tiverem uma bicicleta antiga, sem uso e que desejarem doá-la para a exposição, poderão fazer de forma segura. Todas as colaborações serão bem-vindas”, completou o secretário.

O Memorial da Bicicleta integra o conjunto da antiga Estação Ferroviária de Joinville, onde também está localizada a Estação da Memória, na rua Leite Ribeiro, bairro Anta Garibaldi. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas e a entrada é gratuita. As visitas de grupos deverão ser agendadas com antecedência pelo telefone (47) 3422-5222.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização