16 de junho de 2024
Roberto Pinhero da Silva, o Betinho, foi o sexto atleta da Funvic suspenso pela UCI pelo uso de substâncias proibidas - Foto: Luis Claudio Antunes / Bike76

Após mais um caso de doping, equipe Funvic é suspensa do Pan-Americano de Estrada

Confederação Brasileira de Ciclismo suspende a convocação da equipe de São José dos Campos após mais um integrante ser sido flagrado utilizando ‘substâncias proibidas’

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) anunciou ontem (09/04) o cancelamento da convocação para o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018 de todos os atletas da Funvic/São José dos Campos, dois dias após um dos integrantes da equipe, Roberto Pinhero da Silva, o Betinho, ter sido incluído na lista de atletas suspensos pela UCI por suspeita de doping.

Considerado um dos melhores velocistas do país, Betinho tem em seu currículo título de grande importância, como a Copa da República de Ciclismo (2008) e a Prova Ciclística 9 de Julho (2011), além de ser o atual campeão brasileiro de ciclismo estrada.

Esta é a sexta denúncia de doping envolvendo a Funvic/São José dos Campos, uma das maiores e mais conhecidas equipes de ciclismo do Brasil. Até o fechamento desta edição, a equipe ainda não havia se pronunciado sobre o ocorrido.

Confira na íntegra o comunicado da CBC:

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), vem por meio deste comunicado, informar a decisão de suspender provisoriamente a convocação anteriormente publicada no site oficial da entidade (Convocação) referente ao Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018, que será realizado entre os dias 1º e 6 de maio, em San Juan, na Argentina.

Tendo em vista os recorrentes casos de doping envolvendo atletas da equipe brasileira Funvic/São José dos Campos, e estando esta confederação empenhada em atuar preventivamente no combate ao doping, principalmente prevenindo o envolvimento de integrantes da seleção com qualquer tipo de vantagem ilícita, ficou decidido, por recomendação do Comitê de Integridade, da Organização Antidoping e da Comissão de Atletas da CBC, que nenhum(a) atleta da equipe Funvic/São José dos Campos poderá integrar a seleção brasileira no próximo Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2018.

A confederação assume o compromisso junto aos atletas, clubes e todos os envolvidos, para divulgar o quanto antes possível uma nova convocação para o campeonato.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização