28 de fevereiro de 2024
Foto: Cabo Daniel Meneghetti / PM-PR

Polícia Militar do Paraná recebe bicicletas que atuarão na Operação Verão Curitiba

Bikes serão utilizadas em projeto que visa dar maior segurança para a população e turistas na temporada de maior movimento nos parques de Curitiba

Durante uma solenidade na manhã desta sexta-feira (05/01) a Polícia Militar do Paraná receberá bicicletas que serão usadas no policiamento da Operação Verão Curitiba, projeto do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba que visa levar diversão e segurança para a população e turistas na temporada de maior movimento nos parques da capital. O equipamento será doado através de uma parceria entre a Sanepar e a Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos Inativos e Pensionistas (AMAI). Também no evento, que acontecerá na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, haverá o encerramento do nivelamento dos policiais militares que atuarão na operação.

Os policiais militares que atuarão na operação passaram por um nivelamento na APMG com prática de abordagem, tiro policial, policiamento ostensivo e comunitário com bicicleta. Os profissionais de segurança foram instruídos pelo capitão Marcos Antônio Tordoro, o qual implantou esta modalidade de policiamento em Londrina e gerou resultados muito positivos para a região.

Foto: Cabo Daniel Meneghetti / PM-PR

Este policiamento conta com equipes das unidades de área onde estão localizados os Parques Barigui, Náutico e Passaúna, e tem como vantagens a mobilidade, a dinâmica, acessibilidade, baixo custo, dentre outras. As bicicletas que serão utilizadas foram doadas através de uma parceria entre a Sanepar e a AMAI. Também participarão da Operação Verão Curitiba o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon).

A solenidade de encerramento do nivelamento contará com a presença do Coordenador Geral do Verão Paraná 2017/2018 e Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, coronel Elio de Oliveira Manoel; respondendo pelo Comando-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Péricles de Matos; respondendo pelo Comando da APMG, tenente-coronel Gabriel Mocellin Júnior; o Diretor Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; dentre outras autoridades.

Operação Verão Curitiba – O projeto contará com serviços da Prefeitura Municipal nos Parques Barigui, Náutico e Passaúna a partir de sábado (06/01). O objetivo é promover ações de integração com a comunidade. A PM atuará em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), Secretaria da Saúde (SESA), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social (SECS), além da Guarda Municipal e outros órgãos do município.

O intuito da operação é garantir a segurança pública e o bem-estar de todos durante o verão, inibindo atos ilícitos e outros crimes. Além disso, em virtude do aumento do número de pessoas nestes locais, também serão desenvolvidas campanhas educativas de trânsito e de preservação das áreas ambientais. As equipes da Polícia Militar atuarão ostensivamente e preventivamente, fazendo patrulhamento e abordagens a pessoas e veículos suspeitos, principalmente no final da tarde e início da noite.

Serviço

Entrega de bicicletas e encerramento do nivelamento para a Operação Verão Curitiba

  • Data: 05/01/2018 (sexta-feira)
  • Hora: 11h45
  • Local: Sede da APMG
  • Endereço: Rodovia 277, KM 72 – São José dos Pinhais (RMC) – Paraná

Fonte: Polícia Militar do Estado do Paraná, por Marcia Santos

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização