2 de maio de 2024
Tiago no alto do pódio do Mundial de 2016 - Foto: Michal Cerveny / Divulgação

Campeão mundial de MTB Maratona busca bicampeonato da Brasil Ride

Português Tiago Ferreira chega embalado para a ultramaratona em outubro, na Bahia, após conquistar há dois meses o Mundial de Maratona (XCM)

Os amantes do ciclismo podem ter uma certeza em relação à sétima edição da principal ultramaratona de MTB das Américas, a Brasil Ride, que será realizada entre 15 e 22 de outubro, em Arraial d’Ajuda e Guaratinga. A disputa na Costa do Descobrimento (Bahia) será de altíssimo nível ao reunir os melhores atletas de mountain bike do mundo. Entre os confirmados para tentar acabar com o reinado do holandês Hans Becking e do tcheco Jiri Novak, bicampeões em 2014 e 2015, está a dupla formada pelo português Tiago Ferreira e o belga Roel Paulissen. Em comum a ambos, o fato de já terem conquistado o título do Campeonato Mundial de Maratona (XCM) em suas carreiras.

Tiago (esq.) e Luis Leão no título em 2012 - Foto: Fabio Piva / Brasil Ride
Tiago (esq.) e Luis Leão no título em 2012 – Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

Enquanto Tiago Ferreira é o atual campeão do mundo, após vencer no fim de junho, em Laissac (FRA), e traz consigo um título da Brasil Ride, seu companheiro Roel Paulissen foi bicampeão mundial em 2008 e 2009, após obter a prata em 2007 e o bronze em 2006. “Tive o privilégio de ser o campeão da Brasil Ride com meu compatriota Luis Leão, em 2012. E, até hoje, é uma das vitórias que mais gosto de recordar. Este ano vou estar presente para tentar meu bicampeonato”, define Tiago Ferreira. “De todas as competições por etapas que fiz, a Brasil Ride é a mais dura, mas ao mesmo tempo, a mais espetacular e acolhedora deste formato. Para mim é a prova número 1 entre as ultramaratonas”, complementa Ferreira.

Mesmo sabendo da responsabilidade de competir como atual dono da camisa de campeão mundial, Tiago Ferreira não sente-se pressionado. “Realmente, consegui neste ano conquistar o objetivo máximo na carreira de um atleta, que é ser campeão mundial. Na Brasil Ride, lá na Bahia, será uma competição diferente. Serão sete dias, ou seja, tudo muda. É normal que eu esteja um pouco mais marcado, porém esta é uma situação na qual já estou habituado”, comenta.

Tiago (dir.) na defesa do título em 2013 - Foto: Alexandre Cappi / Brasil Ride
Tiago (dir.) na defesa do título em 2013 – Foto: Alexandre Cappi / Brasil Ride

Tiago Ferreira avalia ainda a mudança de local da ultramaratona, que sai da Chapada Diamantina após seis anos em Mucugê e Rio de Contas, para a Costa do Descobrimento, em Arraial d’Ajuda e Guaratinga. “O que sei da Costa do Descobrimento é apenas aquilo que pude ver pelas fotos. Me parece um verdadeiro paraíso. Acho que a Brasil Ride se tornará mais rápida este ano e, por consequência disso, mais tática também. Mas, como sempre, tem tudo para ser uma super corrida”, analisa.

O atual campeão mundial encerra falando sobre sua expectativa para competir a ultramaratona ao lado de seu parceiro, o belga Roel Paulissen. “Além de bicampeão do mundo, ele já ganhou várias taças do Mundo de Cross Country e também venceu a Cape Epic, na África do Sul. O Roel já esteve em uma edição da Brasil Ride, em 2013, quando foi quinto colocado. É um atleta com muita experiência e que está em boa forma. Tenho a certeza que nossa equipe vai fazer um ótimo papel”, finaliza.

Mudança de região – Após ser realizada entre os anos de 2010 até 2015 na Chapada Diamantina, com base nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, a competição seguirá na Bahia, porém mudando para a Costa do Descobrimento, no Sul do estado. A cidade de Porto Seguro, mais precisamente em Arraial d’Ajuda, abrigará uma das vilas da Brasil Ride, enquanto a outra vila ficará em uma fazenda no município de Guaratinga e será o segundo local de acampamento para os 500 participantes.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização