22 de maio de 2024
Foto: Instituto CicloBR

Prefeitura de São Paulo autoriza transporte de bicicletas em ônibus municipais

Medida só vale para veículos biarticulados, onde será permitida a entrada de apenas uma bike por coletivo

A Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura de São Paulo publicou neste sábado (7) uma portaria que libera o transporte de bicicletas em ônibus coletivos da cidade fora dos horários de pico. A autorização, publicada no Diário Oficial da Cidade, vale tanto para dias de semana como para sábados, domingos e feriados. Os períodos, porém, serão restritos, de forma a não atrapalhar o fluxo de passageiros.

A medida, que entra em vigor daqui a 180 dias, só vale para os veículos maiores de 23 metros (chamados de articulados e que possuem duas rodas após a ‘sanfona’) e estabelece uma série de regras, como a limitação de uma bicicleta para cada coletivo.

Entre segunda a sexta-feira, a permissão valerá em dois horários distintos: das 10h01 às 15h59 e das 19h01 às 5h59. Aos sábados, o transporte de bicicletas estará liberado a partir das 14 horas e nos domingos e feriados, o horário é livre.

Integração – De acordo com o Secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, a nova medida tem por objetivo incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte para as atividades do cotidiano, “contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável”, além de integrar o uso da bicicleta ao sistema público de transporte rodoviário, a exemplo do que já ocorre com o Metrô, onde é permitido o embarque.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização