28 de maio de 2024
Bicicletas do Capital Bikeshare, serviço de compartilhamento de bicicletas da cidade de Washington, D.C.

Capital dos Estados Unidos oferece serviço de aluguel de bikes para pessoas de baixa renda

Sistema de compartilhamento de bicicletas de Washington D.C. irá oferecer o serviço ao preço simbólico de 5 dólares ao ano para pessoas sem recursos financeiros

O Capital Bikeshare, serviço de compartilhamento de bicicletas da cidade de Washington D.C. anunciou que estará promovendo por tempo indeterminado um serviço de aluguel voltado especificamente para a população de baixa renda, moradora da capital estadunidense.

De acordo com o anúncio publicado em seu website, a empresa inaugura o sistema Community Partners Program, voltado para pessoas de baixo poder aquisitivo e organizações de serviço social sem fins lucrativos.

Com isto, será possível locomover-se pela cidade ao preço simbólico de apenas 5 dólares ao ano, valor bem inferior ao utilizado normalmente.

Atualmente, estima-se que o cidadão comum gaste na capital uma média de 638 dólares em transportes públicos. Com a nova tarifa diferenciada, pessoas sem recursos financeiros poderão agora locomover-se de seus bairros para seus respectivos locais de trabalhos de uma maneira saudável e barata.

Além do preço diferenciado, o Capital Bikeshare oferece outras ações de estímulo ao uso da bicicleta como meio de locomoção. Ao contrário dos 30 minutos de franquia habitual, os beneficiários do Community Partners Program poderão usufruir das bicicletas por até uma hora, além de ganharem descontos especiais na compra de capacetes. Já aqueles que ainda não sabem andar de bike poderão frequentar gratuitamente aulas de pedaladas, através de uma parceria com a Washington Area Bicyclst Association.

Popularização do uso – Iniciativas similares estão sendo postas em execução em outras cidades norte-americanas, como Boston e Chicago. O objetivo é expandir a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte e seus benefícios, proporcionando mais saúde à população e cidades mais limpas e livres de congestionamentos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização