22 de maio de 2024
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Brasília ganha 11 novas estações de bicicletas compartilhadas em março

Novas estações serão instaladas ao longo das Asas Sul e Norte, regiões do Plano Piloto com a maior demanda pelo serviço

O Distrito Federal passará a contar a partir da primeira quinzena de março com mais 11 estações do Bike Brasília, sistema de compartilhamento de bicicletas. Com as novas estações, o Bike Brasília acumula um total de 40 estações em todo o DF, com cerca de 113 mil usuários cadastradas.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade, as novas estações ficarão situadas nas Asas Sul e Norte, regiões do Plano Piloto com maior demanda do serviço. “Iremos instalar as bikes preferencialmente em locais próximos ao metrô e ao BRT, onde há um grande público se deslocando”, informou Marco Dantas, Secretário de Mobilidade do DF.

Histórico – As primeiras dez estações do sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Brasília foram inauguradas em maio em 2014. O serviço funciona todos os dias da semana, das 6h às 23h59. Para utilizar as bicicletas, é preciso instalar um aplicativo gratuito no smartphone e pagar uma taxa anual de 10 reais.

Ao ser liberada pelo aplicativo, a bicicleta pode ser usada durante uma hora, sendo que após sua utilização poderá ser devolvida em qualquer estação do DF.

Todas as estações do Bike Brasília operam por meio de energia solar e são interligadas a uma central de controle 24 horas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G.

Para manter as ‘laranjinhas’ funcionando são gastos 100 mil reais por mês, incluindo os custos de manutenção e perda por depredação e roubo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização