21 de abril de 2024
Foto: Divulgação / Bike Project

Em Londres, ONG doa bicicletas e ensina mecânica de bikes para refugiados

Organização reforma bicicletas velhas para doar a refugiados que não tem dinheiro para os altos custos de transporte da capital britânica

Entre as cidades europeias que recebem todos os anos imigrantes e refugiados, Londres é a que mais proporciona oportunidades de trabalho e reintegração à sociedade. Todos os anos, a capital britânica recebe uma média de 13 mil refugiados vindos de países do Oriente Médio, África e Ásia.

Por outro lado, a lenta burocracia do processo de obtenção de visto de trabalho pode dificultar a vida dos refugiados que, apesar de receberem um auxílio semanal de 36 libras, muitas vezes não conseguem cobrir os custos de transporte em uma cidade onde o custo desse serviço pode chegar a mais de mil libras ao ano.

The Bike Project

Foi para oferecer uma alternativa de transporte barato para estas pessoas que surgiu a organização não-governamental The Bike Project, onde uma equipe composta por ex-refugiados e voluntários recebem bicicletas usadas como doação para reformá-las oferecê-las aos exilados que precisam de um meio de transporte para procurar emprego ou se locomover pela cidade.

The Bike Project

Além das bicicletas restauradas, a ONG trabalha com dois outros projetos paralelos: capacitar profissionalmente os refugiados em técnicas de oficina mecânica afim de inserí-los no mercado de trabalho e ensinar jovens mulheres a pedalar, prática muitas vezes proibida em seus países de origem.

The Bike Project

“O trabalho dos voluntários do The Bike Project proporciona o primeiro passo para uma vida normal para todos aqueles que foram vítimas de perseguição e atrocidades em seus países de origem”, disse Helen Bamber, ativista inglesa dos Direitos Humanos.

The Bike Project

Além das bicicletas usadas, o The Bike Project também aceita doações financeiras, que são utilizadas para a aquisição das peças, acessórios e ferramentas necessárias em seu trabalho. Para fazer sua doação, clique aqui.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização