4 de março de 2024

Schwalbe EVO, a nova câmara de ar superleve e resistente para uso em MTB

Construída em termoplástico e pesando apenas 72 gramas, a nova câmara de ar do fabricante alemão alia leveza e resistência a furos

Sempre na vanguarda da tecnologia empregada em pneus e câmaras de ar para bicicletas, o fabricante alemão Schwalbe anunciou o lançamento de um novo modelo de câmara de ar que promete aliar baixo peso e resistência a furos a um nível jamais alcançado.

Ao contrário das tradicionais câmaras de ar que utilizam a borracha de isobutileno isopreno, também conhecido como butil, a nova Schwalbe Evo Tube utiliza um composto termoplástico conhecido como Aerothan, desenvolvido em parceria com a BASF.

Evo Tube

Basicamente, uma boa câmara de ar de alta performance deve possuir as seguintes características: estabilidade e durabilidade; resistência a furos; retenção do ar por longos períodos de tempo; e ser o mais leve possível.

Devido às suas limitações físico-químicas, uma câmara de ar de butil pode reunir uma ou outra destas característica, mas nunca todas elas.

Evo Tube

A utilização do Aerothan em sua fabricação da Evo Tube resultou em uma câmara de ar com uma ótimas características de resistência a furos a um peso de apenas 72 gramas, quase a metade do peso de um modelo topo de linha em butil. A diferença fica ainda mais gritante se compararmos seu peso com uma câmara de ar recreacional, que pesa 205 gramas.

 Medida Schwalbe EVO Schwalbe Extralight Schwalbe
26″ 68 g 130 g 190 g
27.5″ 72 g 135 g 205 g
29″ 76 g 140 g 220 g

Outra característica interessante da nova Schwalbe Evo Tube é a facilidade em repará-la. Caso ocorram furos, basta localizar o vazamento e aplicar um remendo especial auto-adesivo, sem precisar lixar previamente.

Quando não utilizada, a Evo Tube ocupa apenas 2/3 do espaço de uma câmara de ar convencional, facilitando sua armazenagem.

A nova câmara de ar Schwalbe Evo Tube já está sendo comercializada na Europa ao preço de 19,90 euros. Até o fechamento desta edição não havia maiores informações sobre preço e disponibilidade no Brasil. em breve, maiores detalhes.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização