25 de abril de 2024
Pieters, van der Breggen e D'Hoore no pódio da prova - Foto: G.Demouveaux / ASO

Vitória de Anna van der Breggen garante hegemonia holandesa na La Course by Le Tour

Segunda edição da prova feminina patrocinada pela Specialized e realizada durante última etapa do Tour de France 2015 foi conquistada novamente por uma ciclista holandesa

Assim como em 2014, na edição inaugural da prova La Course by Le Tour, uma ciclista holandesa levou a melhor sobre as adversárias e conquistou o título da prova de ciclismo feminino em Paris (FRA). Anna van der Breggen sucedeu sua compatriota e companheira de equipe Rabo-Liv, Marianne Vos, e foi a primeira a cruzar a linha de chegada na Champs-Élysées, mantendo o título da competição em solo holandês.

Pelotão formado no início da prova - Foto: Jim Fryer / BrakeThrough Media
Pelotão formado no início da prova – Foto: Jim Fryer / BrakeThrough Media

A holandesa lançou o ataque decisivo sob forte chuva nos últimos seis quilômetros, logo após abrir a 13ª e última volta do circuito parisiense, totalizando 89 km pedalados em duas horas e cinco minutos. A chuva caiu durante quase todo dia, tornando a pista e, principalmente, os paralelepípedos escorregadios dificultando a vida das ciclistas no pelotão.

A primeira tentativa de fuga foi realizada apenas na sétima volta, quando a ciclista australiana Gracie Elvin tentou escapar do pelotão. A vantagem obtida de 20 segundos durou apenas uma volta, quando foi alcançada pelas demais concorrentes. Sua companheira de equipe e compatriota, Lizzie Williams, tentou repetir a estratégia de Gracie, mas não também não foi bem sucedida.

Enquanto isso, as ciclistas não evitavam atritos. Com alguns toques leves e curvas perigosas, o circuito teve algumas zonas de perigo e muitas atletas sofreram quedas. A primeira queda em massa ocorreu logo durante a segunda volta e já eliminou três atletas da corrida. Novas quedas ocorreram, entre elas a francesa Pauline Ferrand-Prévot, uma das favoritas ao título. Azar presente mais uma vez na vida da campeã do mundo, que viu suas chances de vitória se encerrarem no mesmo local de sua queda em 2014.

Chuva provocou quedas na prova - Foto: G.Demouveaux / ASO
Chuva provocou quedas na prova – Foto: G.Demouveaux / ASO

Após conseguir uma vantagem de 13 segundos com sua fuga, Anna van der Breggen pode levantar os braços e comemorar o fruto de seu grande esforço. A holandesa cruzou a linha apenas um segundo à frente do pelotão, que teve a belga Jolien D’Hoore (Wiggle Honda Pro Cycling) em segundo lugar e e Amy Pieters (Team Liv-Plantur) em terceiro, também da Holanda. Aos 25 anos de idade, sem dúvida foi uma das maiores vitórias da ciclista, que também triunfou na La Flèche Wallonne e no Giro d’Italia. Ao fim da prova, Anna dedicou sua vitória à Marianne Vos, ausente para tratar de problemas físicos.

Specialized, patrocinadora oficial por três temporadas – Após o sucesso da La Course by Le Tour de France em 2014, a Specialized assinou neste ano um contrato de três anos de patrocínio com a organizadora do evento, a Amaury Sport Organization (A.S.O.), para assim continuar como a empresa de bicicletas oficial da prova.

A Specialized patrocina ainda a equipe Boels – Dolman Cycling Team, distribuída pela Specialized lululemon, um time que possui um elenco com as melhores ciclistas, incluindo a sensação inglesa, Lizzie Armitstead, a holandesa Ellen van Dijk, e a estrela americana Evelyn Stevens.

Resultados

  1. Anna van der Breggen (RABO LIV) – 2h05’01”
  2. Jolien D’Hoore (WIGGLE HONDA) – a 1 segundo
  3. Amy Pieters (TEAM LIV – PLANTUR) – mesmo tempo
  4. Elizabeth Armitstead (BOELS DOLMANS) – mesmo tempo
  5. Lotta Lepistö (BIGLA PRO) – mesmo tempo
  6. Lisa Brennauer (VELOCIO – SRAM) – mesmo tempo
  7. Emma Johansson (ORICA – AIS) – mesmo tempo
  8. Lucinda Brand (RABO LIV) – mesmo tempo
  9. Kirsten Wild (HITEC PRODUCTS) – mesmo tempo
  10. Christine Majerus (BOELS DOLMANS) – mesmo tempo
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização