22 de abril de 2024
Foto: P.Ballet / Divulgação

Prova feminina La Course faz parte do encerramento do Tour de France neste domingo

Depois do sucesso de 2014, a segunda edição da La Course by Le Tour, patrocinada pela Specialized, será disputada na avenida mais charmosa do mundo, antes da chegada da última etapa do Tour de France

No dia 27 de julho de 2014, a história do ciclismo feminino vivenciou um salto inesquecível com o lançamento da prova La Course by Le Tour. As melhores ciclistas do mundo reuniram-se, na avenida Champs-Élysées, para a primeira edição da corrida, parte integrante da etapa final do Tour de France.

Após a conclusão dos 89 km do circuito parisiense, quem além de Marianne Vos, a estrela do pelotão, poderia ter deixado sua marca neste prestigiado evento? “Meu sonho tornou-se realidade”, admitiu a holandesa na linha de chegada, ao colocar-se no hall da fama após vencer uma corrida na mais bela avenida do mundo.

Foto: X.Bourgois / Divulgação
Foto: X.Bourgois / Divulgação

Nunca antes na história do esporte o ciclismo feminino tinha desfrutado de um momento de tamanha exposição. Desde então, a La Course by Le Tour serviu de inspiração. Muitos eventos no calendário internacional agora têm uma irmã gêmea. Algumas corridas estão sendo organizadas, como a La Course by La Vuelta. Como o modelo francês, o evento espanhol será em Madri, no dia 13 de setembro, como uma atração a mais no encerramento do Tour da Espanha de 2015, sinal de que o ciclismo feminino entrou em uma nova era.

Amparada pelo sucesso entre os atletas e também com o público, a La Course by Le Tour está de volta para a segunda edição, para consolidar seu lugar no calendário. Neste domingo (26), a partir de 13h25 (8h25 no horário de Brasília), todas as estrelas do pelotão iniciarão a batalha pelo título no mesmo circuito de 2014. Logo em seguida, às 16h35 (11h35 de Brasília), será dada a largada para a última etapa masculina, também com chegada na Champs-Élysées.

Largada no domingo está marcada para 8h25 (horário de Brasília) - Foto: X.Bourgois / Divulgação
Largada no domingo está marcada para 8h25 (horário de Brasília) – Foto: X.Bourgois / Divulgação

A única ausência notável na prova feminina será a da própria Marianne Vos, vencedora no ano passado vestindo camisa arco-íris de campeã do mundo. Sofrendo com repetidas lesões desde o início da temporada, a líder da equipe Rabo-Liv teve de renunciar à defesa do título para facilitar sua recuperação.

A batalha pelo título está garantida com a presença de 120 ciclistas, divididas entre 19 equipes UCI e uma seleção nacional, a francesa. Entretanto, não será impossível que uma campeã mundial substitua outra na Champs-Élysées, como é o caso de Pauline Ferrand-Prévot, companheira de time de Marianne Vos. A nova estrela do pelotão tem brilhado em todos os terrenos e deve ser capaz de, legitimamente, domar os paralelepípedos da La Course by Le Tour, algo que a francesa busca mais do que nunca, após uma queda no final da prova em 2014.

Pódio da prova no ano de estreia - Foto: G.Demouveaux / Divulgação
Pódio da prova no ano de estreia – Foto: G.Demouveaux / Divulgação

Pauline está entre as principais favorita à vitória, juntamente com as italianas Elisa Longo Borghini e Giorgia Bronzini (Wiggle Honda), as holandesas Kirsten Wild (Hitec Products, vice em 2014) e Ellen van Dijk (Boels Dolmans), a britânica Lizzie Armitstead (Boels Dolmans), a alemã Lisa Brennauer (Velocio-SRAM, quarta ano passado) ou a sueca Emma Johannson (Orica-AIS). Entre as principais francesas do ranking, além de Pauline, a presença da seleção nacional deve chamar atenção, enquanto a equipe francesa, Poitou-Charentes-Futuroscope, deve ser capaz de atingir um bom resultado contando com as suas sprinters Roxane Fournier e Pascale Jeuland.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização