30 de abril de 2024

Merida Scultura 9000 LTD, a bicicleta de estrada mais leve do mundo

Novo modelo pesa impressionantes 4,56kg, 10 gramas mais leve que a antiga recordista, a Trek Émonda

A marca taiwanesa Merida apresentou seu mais novo modelo de estrada, a Scultura 9000 LTD que, de acordo com o fabricante, ostenta o título de bicicleta mais leve do mundo em produção comercial. A nova bicicleta pesa impressionantes 4,56kg, menos de 10 gramas em relação à Trek Émonda, que pesa 4,65kg e até então detinha o título de bike mais leve do mundo.

Com seu quadro em fibra de carbono pesando apenas 750 gramas e componentes AX Lightness no mesmo material, a bicicleta é montada com componentes de transmissão SRAM Red.

A nova Merida Scultura 9000 LTD utiliza selim e canote em fibra de carbono da marca AX Lightness
A nova Merida Scultura 9000 LTD utiliza selim e canote em fibra de carbono da marca AX Lightness

O quadro é produzido com tecnologia proprietária de construção por camadas de carbono cruzadas, que mantém o peso ao mínimo possível. Para se ter uma ideia, s paredes do top tube e do down tube podem chegar a apenas 0,4mm de espessura.

De acordo com Juergen Falke, chefe do Departamento de Design da Merida, a produção do quadro da nova Scultura 9000 LTD faz com que surja um novo patamar de excelência na construção de quadros de estrada, não apenas em termos de peso, mas também de rigidez e resistência.

Detalhe do pedivela AX Lightness, em fibra de carbono e titânio
Detalhe do pedivela AX Lightness, em fibra de carbono e titânio

Falke está convencido que quadros de carbono com 750 gramas de peso total são o limite máximo de leveza a ser alcançado com as atuais tecnologias empregadas em sua produção, sem detrimento de sua durabilidade.

Até o presente momento, a Merida não divulgou a data de lançamento oficial da nova Scultura 9000 LTD nem os preços a serem praticados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização