18 de abril de 2024

Cientistas holandeses criam bicicleta inteligente com sistema anticolisão

Sistema composto por radar e câmera de vídeo alerta o ciclista sobre a aproximação de veículos

Cientistas holandeses da Netherlands Organisation for Applied Scientific Research (TNO) desenvolveram um novo modelo de bicicleta elétrica assistida (e-bike), capaz de detectar automaticamente a aproximação de veículos automotivos, evitando o risco de colisão e acidentes.

Um pequeno radar instalado a frente e uma câmera de vídeo estrategicamente posicionada na parte traseira transmitem informações para uma unidade de processamento instalada na garupa da bicicleta, que alerta o ciclista por meio de vibrações na manopla do guidão, caso a aproximação ocorra pela frente, ou no selim, caso o veículo se aproxime por trás.

Smart e-Bike

“O sistema de alerta vibratório é uma forma muito eficaz de advertir o ciclista”, explica o cientista holandês Maurice Kwakkernaat, “Desta forma, o usuário da bicicleta é capaz de perceber e antecipar-se à aproximação de veículos”.

De acordo com os desenvolvedores do projeto, a nova e-bike deverá ser disponibilizada no mercado entre dois a três anos, ao preço estimado de 1.700 euros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização