24 de abril de 2024

CW Bike, a bicicleta com quadro de madeira que pesa menos de 10kg

Uma pequena fabrica italiana, a CW Bikes, lançou no mercado uma verdadeira obra-prima da construção de quadros artesanais para bicicletas.

Seu único produto é uma bicicleta construída a partir de um quadro que combina madeira laminada com fibra de carbono.CW Bikes

A bicicleta chama a atenção pela alta qualidade de seu acabamento. Seu quadro é construído com lâminas de freixo e mogno, cada um com suas características de resistência e flexibilidade.

CW BikesCada lâmina é intercalada com uma trama bidirecional de fibra de carbono, responsável pela resistência do conjunto e por manter o peso final do quadro bem abaixo dos modelos que utilizam apenas madeira em sua construção.

Nas áreas de maior estresse, como nos dropouts e caixas de centro e direção, são adicionados reforços extras em carbono.

As lâminas são então coladas com um adesivo epóxi e então sofrem um processo de curagem, que aumenta a resistência do quadro.

CW BikesApós o processo, cada quadro é lixado e polido, além de receber várias camadas de verniz epóxi para torná-lo a prova d’água.

CW BikesO incrível trabalho de marcenaria não para por aí. Tanto o guidão quanto os pedais também são de madeira. Já o garfo e a mesa possuem as opções de construção em aço ou fibra de carbono.

A bicicleta da CW Bikes é singlespeed, ou seja, não possui marchas, e seu único freio, na roda frontal, é um Campagnolo Athena. O resultado é uma linda bicicleta, cujo peso final oscila entre 9 e 10 quilos.

A venda diretamente pelo website da empresa, a CW Bike pode ser adquirida por preços a partir de 2.500 euros, dependendo do acabamento desejado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização