25 de abril de 2024

Veloboo Gold, a incrível bike com quadro de bambu e peças banhadas a ouro 24k

Veloboo GoldMonte Carlo, em Mônaco, não é necessariamente um local onde as pessoas se impressionam facilmente com a ostentação. Afinal, o que não faltam por lá são pessoas exibindo pelas ruas suas Ferraris e Lamborghini nesta cidade, que é um misto de residência de milionários e paraíso fiscal.

Entretanto, uma bicicleta exibida este mês na feira LikeBike Monaco Show, conseguiu despertar os olhares (e suspiros) de todos que por lá passaram.

A Veloboo Gold é uma bicicleta com design vintage produzida artesanalmente em Budapeste, Hungria, cujo diferencial é a sua construção a partir de um quadro de bambu e uma seleção aprimorada de componentes, todos eles banhados a ouro 24 quilates.

Seu quadro, construído em duas seções que utilizam o bambu como matéria-prima, chama a atenção pela qualidade no acabamento, deixando muitos desavisados achando tratar-se de fibra de carbono.

Embora possa causar estranheza a alguns, o uso do bambu como material para a construção de quadros é bastante frequente e resulta em uma bicicleta resistente e confortável, já que o bambu absorve as irregularidades do terreno como nenhum outro material consegue.

Seguindo a tendência de mercado, todos os cabos e conduítes de freios e câmbio são roteados por dentro do quadro.

Veloboo GoldA Veloboo utiliza em sua montagem componentes da Campagnolo, cujo câmbio traseiro de 10 velocidades, possui um estilo vintage que lembra os modelos clássicos da marca italiana.

Mas o que torna a Veloboo uma bicicleta para poucos são seus componentes, que receberam um banho de ouro 24 quilates. Itens de transmissão, como câmbios, passadores e pedivela, assim como como o garfo, as rodas, guidão, canote e mesa, foram revestidos com ouro, o que elevou o preço final da bicicleta para nada discretos 40 mil dólares.

Tanto o selim quanto as manoplas, são confeccionados em couro especial pela Selle Italia. O peso total da bike é de apenas 9,4 kg e a garantia de seu quadro é de 10 anos.

Para aqueles que se disponibilizaram a gastar uns ‘trocados’ na compra da Veloboo gold, é bom correr: Apenas 30 bicicletas serão produzidas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização