25 de abril de 2024
O eslovaco Filip Polcé um dos favoritos da prova

Edição da Descida das Escadas de Santos terá transmissão ao vivo neste domingo

A cidade de Santos prepara-se para receber, neste fim de semana, a prova de Downhill Urbano mais famosa do país, a tradicional Descida das Escadas de Santos.

A prova, que está em sua 13ª edição, reunirá atletas do mundo inteiro, entre os dias 20 e 22, no Monte Serrat. A grande final da competição, que reunirá os cinco melhores tempos da semifinal, será realizada no domingo (22) às 11h, com transmissão ao vivo no programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

Para sagrar-se o rei do Monte Serrat, será preciso descer os 415 degraus do percurso de aproximadamente 850 metros de extensão, em uma altitude de 147 m, o que equivale a um prédio de 56 andares.

Vencedor absoluto nos últimos anos, o tetracampeão Filip Polc já está no Brasil. Ele venceu quatro vezes nos últimos cinco anos. Desde a estreia do eslovaco na corrida, em 2010, ele ficou de fora do pódio apenas em 2011.

A prova integra a Copa do Mundo City Downhill Series, organizada pela empresa eslovaca Extreme Sports Fabrik. A realização é da Confederação Brasileira de Mountain Bike, com apoio da Prefeitura de Santos.

Segurança dos atletas – Para assegurar o bem-estar dos atletas e público, a Secretaria de Saúde, por meio do Samu, preparou esquema especial de atendimento. A Policlínica do Monte Serrat funcionará como base para o serviço de urgência.

“Atuaremos com equipe de enfermagem completa, que inclui dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem na policlínica, além de um socorrista e um técnico na ambulância de suporte básico”, explica Maria Del Pilar, chefe da seção.

O serviço 192 também vai trabalhar em caráter especial. “Caso haja necessidade, o 192 dará prioridade aos chamados do evento, pelo rápido acesso aos prontos-socorros”, diz.

O esquema contará ainda com médico e ambulância de suporte avançado (UTI), disponibilizados pela organização da competição.

Programação oficial da Descida das Escadas de Santos

20 de fevereiro (sexta-feira)

  • 13h – Descida a pé
  • 14h – Duas descidas sem controle de tempo (em caso de chuva, este Treino será cancelado)
  • 16h30 – Término do Treino livre

21 de fevereiro (sábado)

  • 10h – Início dos treinos
  • 15h30 – Término do Treino Livre
  • 16h – Qualify/ Prova de categorias
  • 18h30 – Premiação das categorias

22 de fevereiro (domingo)

  • 9h – 1 treino livre (10 melhores tempos do qualify), opcional
  • 10h – Semifinal masculina (10 melhores tempos do qualify) – Final Feminina (5)
  • 11h – Final masculina (5 melhores tempos da semifinal)
  • 11h15 – Premiação
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização