Via de regra, rodas e cubos que utilizam rolamentos selados são consideradas as melhore opções devido a sua robustez e facilidade de ajuste.
Entretanto, um grande fabricante de rodas insiste em produzir seus modelos utilizando esferas no lugar dos práticos rolamentos. E não se trata de uma fabricante qualquer, mas do maior fabricante de componentes para bicicletas do mundo, a Shimano. Qual seria o motivo? Conservadorismo? Teimosia?
Quem conhece a marca nipônica sabe que evolução é a palavra-chave no desenvolvimento de seus produtos. Segundo a Shimano, existe um bom motivo para continuar a dispensar os rolamentos selados em suas rodas.
A razão está na relação de forças de tensão que atuam no cubo da roda. Tanto as esferas quanto os rolamentos são submetidos a grandes forças. A Shimano afirma que, ao contrário dos veículos de 4 rodas, as rodas de bicicleta sofrem tensões não apenas verticais, mas também oblíquas, devido a inclinação das mesmas durante as curvas. Segundo o fabricante, as esferas são mais eficientes em distribuir uniformemente as forças de tensão, garantindo assim uma maior durabilidade e eficiência do cubo.