28 de abril de 2024

Em apenas 4 anos, número de ciclistas nas cidades de Nova York e Washington duplica

Os deslocamentos de bicicleta nas cidades norte-americanas de Washington DC e Nova York duplicaram nos últimos quatro anos, cifra que reflete o auge da bicicleta em duas das cidades mais populosas dos Estados Unidos.

De acordo com a organização American FactFinder, os dados refletem o atual apogeu do ciclismo urbano. Em Nova York, onde a utilização da s bicicletas continua crescendo pelo quinto ano consecutivo. Em 2013, por exemplo, 10.000 novos cidadãos elegeram a bike como meio de transporte.

De acordo com os pesquisadores, não se trata de mera casualidade. A ampliação da infraestrutura ciclística, bem como a grande oferta de serviço público de aluguel de bicicletas (que surgiu em 2013 na cidade, por ocasião da estreia do sistema Citi Bike), contribuíram de maneira decisiva para o incremento da utilização das bikes.

Segundo Darren Flusche, diretor da League of American Bicyclists, com sede em Washington DC, este aumento responde em grande parte a constante ampliação do número de ciclovias e ciclofaixas durante a administração do prefeito Michael Bloomberg, que durante seu mandato (até 2013) adicionou 1,6 quilômetros quadrados de áreas verdes à cidade e nada menos que 724 quilômetros de ciclovias.

Washington DC não fica para trás. Desde 2009, a capital norte-americana tem apostado e investido em ciclovias. Esta nova opção para os moradores da cidade os estimula a deixar o carro na garagem: “O ciclismo urbano está crescendo muito por aqui. Espero realmente que a capital do país se converta também na capital da bicicleta”, disse o otimista Flushe.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização