27 de julho de 2024
Lucas Borba - Foto: Pedro Cury / Shimano

Após sucesso no ano passado, Open Shimano volta a Balneário Camboriú

Segunda de três etapas da competição latino-americana de Downhill será realizada nos dias 20 e 21 de setembro, em Santa Catarina

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, será palco de uma das três etapas do Open Shimano Latino América. A cidade catarinense receberá nos dias 20 e 21 de setembro cerca de 200 pilotos dessa modalidade radical do Mountain Bike, entre os melhores da América do Sul. O Open Shimano 2014, a principal competição de Downhill do continente, teve início em Bariloche (ARG), em fevereiro, e será decidido em dezembro, no Chile.

Piloto argentino de Downhill e um dos coordenadores da prova, Martin “Cepi” Raffo relembra a etapa do último ano, em que pela primeira vez o Open Shimano foi realizado fora de seu País. “A disputa no Brasil em 2013 foi a melhor etapa do Open Shimano. A organização local é uma das melhores da América do Sul e esperamos poder repetir o êxito do ano passado”, deseja Cepi.

Mauricio Acuña com troféu em 2013 - Foto: Pedro Cury / Shimano
Mauricio Acuña com troféu em 2013 – Foto: Pedro Cury / Shimano

Naquela ocasião, em setembro de 2013, o chileno Mauricio Acuña venceu na elite. Entre os brasileiros, destacaram-se os catarinenses, Roger Vieira com o vice-campeonato na elite, e Lucas Borba e Bruna Ulrich, campeões da júnior e feminino, respectivamente. “Nosso maior objetivo é consolidar a etapa de Balneário no calendário. Para isso, queremos ter uma boa quantidade de participantes internacionais e repetir a ótima organização do ano passado”, conta Cepi.

Por fim, Cepi aproveita para deixar um recado para todos os pilotos que ainda não garantiram suas vagas pelo site oficial do evento. “Estar entre amigos e sobre uma bicicleta é sempre uma excelente decisão. É nisso que acreditamos e Santa Catarina será uma ótima oportunidade para isso”, convida Martin Raffo.

Mario Jarrin na etapa argentina do Open Shimano - Foto: Martin Maroto Pereyra / Open Shimano
Mario Jarrin na etapa argentina do Open Shimano – Foto: Martin Maroto Pereyra / Open Shimano

A edição 2014 do Open Shimano Latino América teve início em Cerro Catedral, em Bariloche, e recebeu mais de 200 pilotos da Argentina, Chile, Brasil, Equador e EUA. O título da elite ficou com Mario Jarrin, campeão da tradicional “Descida das Escadas de Santos” em 2011.

O Open Shimano Latino América é patrocinado pela Shimano, marca japonesa líder mundial de mercado em acessórios e componentes para bike e pesca, e organizado pela Federação Catarinense de Ciclismo. A Shimano oferece o serviço de suporte neutro aos participantes, disponibilizando apoio mecânico. O evento conta com apoio do Parque Unipraias, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Esportes, além do Corpo de Bombeiros Militar e Policia Militar, ambos de Santa Catarina.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização