12 de junho de 2024
Foto: Martin Maroto

Equatoriano vence primeira etapa do Open Shimano de Downhill

A segunda edição do Open Shimano 2014, campeonato internacional de mountain bike downhill, deu o pontapé inicial para a temporada no último fim de semana, na Argentina. Após o sucesso da estreia do torneio em 2013, Cerro Catedral, em Bariloche, recebeu mais de 200 pilotos na abertura do circuito latino-americano, que contou com atletas da Argentina, Chile, Brasil, Equador e EUA.

O título da categoria Pro ficou com Mario Jarrin, campeão de 2011 da tradicional “Descida das Escadas de Santos”. Ele surpreendeu os favoritos largando na frente na primeira das três etapas previstas para a temporada. Brasil, em setembro, e Chile, em dezembro, complementam a competição.

Mario Jarrin, atleta Shimano Latino América, deixou para trás o chileno Mauricio Acuña, campeão geral de 2013 com vitórias em duas das três etapas disputadas (Brasil e Chile), e o argentino Santiago de Santiago, vencedor em Córdoba (Argentina). O equatoriano andou no limite de sua bike na difícil descida do Cerro Catedral, contando com freios que proporcionaram a modulação ideal devido ao sistema de resfriamento “Ice Tech” do sistema Shimano.

Foto: Martin MarotoJarrin foi o único a baixar a casa dos 4 minutos, com o tempo de 3m58s08. Santiago ficou com o vice-campeonato, registrando 4m02s43. Acuña encerrou a prova em quarto lugar, com 4m04s15. Completaram o pódio os argentinos Pablo Seewald e Jere Maio, na terceira e quinta colocações, respectivamente.

“Estamos muito contentes com a abertura do Open Shimano Latino América. O tempo instável nos deixou muito preocupados, mas felizmente pudemos realizar o evento. O circuito de Cerro Catedral é historicamente um dos melhores e mais tradicionais do Open Shimano, por isso optamos por mudar o traçado em quase 50%, elevando o nível técnico do torneio em relação ao ano passado”, justificou Martín “Cepi” Raffo, piloto e um dos organizadores da prova.

Além da PRO, outras 11 categorias foram realizadas, entre cadetes, juvenis, elite e máster, com destaque para as mulheres e o Máster PRO. A disputa feminina contou com a norte-americana Katie Holden na terceira colocação. A vitória foi da piloto local Camila Nogueira, seguida pela chilena Andrea Martinez. Na Máster PRO, o campeão de 2013 Marcos Mallman classificou-se para a decisão em segundo lugar, atrás de Martín Raffo. Na final, porém, Mallman melhorou o tempo, deixando Martín para trás.

Fonte: Esporte Alternativo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização