22 de junho de 2024
Greg LeMond, em entrevista a rede CNN - Reprodução de vídeo

“Armstrong deveria ir para a prisão”, diz Greg Lemond em entrevista

Greg LeMond, em entrevista a rede CNN - Reprodução de vídeo
Greg Lemond, em entrevista a rede CNN – Reprodução de vídeo

Durante entrevista a rede CNN, o tricampeão do Tour de France Greg Lemond atacou duramente Lance Armstrong, classificando as ações do ciclista texano de criminosas e defendendo a ideia de que Armstrong deveria passar um tempo na prisão.

“Não se trata de uma mera infração esportiva. Trata-se de um crime. Acho que ele merecia ir para a cadeia”

Lemond, que é o único norte-americano e o primeiro não-europeu a vencer o Tour de France, tem sido um crítico ardente de Armstrong por mais de uma década.

Em 2001, ele levantou dúvidas sobre o desempenho de Armstrong, após este ter vencido seu terceiro Tour, igualando o recorde de Lemond: “Se Lance Armstrong está limpo, trata-se do maior retorno da história do esporte; se ele não está, seria a maior fraude”. Na época, Lemond foi ridicularizado devido a suas suspeitas carentes de comprovação.

Em entrevista à Anderson Cooper, da rede CNN, Lemond disse que a trajetória de Armstrong permanece como a maior fraude na história desportiva, e que ele deveria ser preso por suas ações.

“Não se trata de uma mera infração esportiva. Trata-se de um crime. Acho que ele merecia ir para a cadeia”, disse Lemond.

“Ele ofereceu 300 mil dólares para um companheiro de equipe testemunhar falsamente que eu havia tomado EPO em minha carreira”, disse. “Ele é um valentão, um verdadeiro bandido para mim. Eu jamais me meteria com gente assim”.

Embora a rivalidade tenha se tornado intensamente pessoal entre Armstrong e Lemond durante a década de 2000, Lemond disse que nunca foi motivada por qualquer tipo de vingança, apenas a sensação de que este era um mal que precisava ser corrigido.

“O doping se tornou uma verdadeira febre na década de 1990. Armstrong retornou durante a oportunidade perfeita. Sua história de um sobrevivente do câncer retornar ao esporte e vencer, trouxe a vida de volta ao ciclismo. Eu acho que um monte de gente queria acreditar. Mas foi uma falsa esperança “.

Armstrong está respondendo a vários processos em uma série de batalhas legais, tentando salvar-se de acusações criminais e de ordem fiscal contra ele. Ele também foi banido para sempre do ciclismo profissional, em sentença proferida pela WADA.

Como golpe de misericórdia em sua entrevista, Lemond rejeitou a ideia de que Armstrong poderia ter vencido o Tour de France limpo.

“Conheço sua capacidade física. Ele é um top-30, na melhor das hipóteses. Ele certamente não é capaz de vencer o Tour, ou mesmo de terminar entre os cinco primeiros colocados”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização