28 de março de 2024

Uso do capacete evita em até 90% lesões na cabeça

CapaceteEstudo da Fundação Mapfre, na Espanha, concluiu que o uso do capacete evita duas em cada três lesões graves na cabeça causadas por acidentes envolvendo bicicleta.

Para quem ainda tinha dúvidas sobre o uso do capacete quando se anda de bicicleta, mesmo durante um passeio simples, o estudo esclarece a questão. O uso do capacete previne entre 40 a 90 por cento das lesões traumáticas, sendo que no caso das crianças o resultado aponta para o topo deste intervalo.

A análise dos dados estatísticos dos pesquisadores espanhóis permitiu concluir que, em 2010, houve 3606 acidente envolvendo ciclistas, sendo que 3429 ficaram feridos e 67 acabaram mesmo por morrer. 69% destes acidentes ocorreram em áreas urbanas, mas a maior partes das fatalidades – 73% – teve lugar em estrada, com os homens a serem 90% das vítimas mortais. Entre 2008 e 2010, 50% dos acidentes mortais com ciclistas envolveram também carros, 25% caminhões ou ônibus, 19% não envolveram qualquer veículo, 8% com outro tipo de veículo não discriminado e apenas 2% dos acidentes aconteceram envolvendo motocicletas. De acordo com o Observatório Europeu para a Segurança Rodoviária, o fator mais importante nos acidentes com bicicletas é a falta de visibilidade, mesmo durante o dia, pois acontece que em países onde a tradição do ciclismo é menor, os condutores não estão prestam a atenção devida aos ciclistas na estrada.

Na análise aos acidentes foi também concluído que, nos adultos, os capacetes têm uma eficiência entre 63 e 88% na proteção da cabeça, algo muito importante, uma vez que três em cada quatro mortes de ciclistas devem-se a traumatismos cranianos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização