ONG empresta bicicletas para trabalhadores carentes que não poderiam pagar pelo transporte público

Uma pesquisa divulgada pelo Metrô de São Paulo em 2007 fez com que Lincoln Paiva tivesse uma ideia que seis anos depois já teria ajudado mais de cem pessoas a conquistar o direito, aparentemente, básico de trabalhar. 34% da população andava a pé porque não podia pagar transporte público. O impacto do custo do transporte é tão grande na população de baixa renda que impede 18% da população na linha de pobreza a se deslocar para o trabalho.
Foi então que Lincoln, que é presidente do Instituto Mobilidade Verde, idealizou o projeto Pedal Social, que empresta bicicletas para trabalhadores que não poderiam pagar pelo transporte público. A solução não surgiu imediatamente, só conseguiu ser formatada e realizada em 2012, em parceria com o Movimento Estadual de Pessoas em Situação de Rua de São Paulo. Para o lançamento do projeto, Lincoln utilizou o que dava, bicicletas da família, dos filhos e da esposa. Depois, com ajuda de parceiros, conseguiu a doação de mais trinta e cinco bikes.
“Para mim é uma grande alegria, porque eu sempre escuto que o que eu faço é uma causa impossível, que não dá para emprestar bicicletas de forma gratuita. Comecei o Pedal Social com cinco bikes e hoje, passados dez meses de implantação, tenho 45. Agora vou lançar o projeto na comunidade de Paraisópolis com cem unidades. É possível realizar… Dá para transformar a vida das pessoas quando se tem vontade”, explica Lincoln.
O empréstimo é feito informalmente. Quem seleciona e escolhe as pessoas para participar do programa na capital paulista é o Movimento Estadual de Pessoas em Situação de Rua. A grande maioria é de pessoas que vivem em ocupações, albergues, cortiços e hotéis sociais. Aproximadamente 120 pessoas já foram beneficiadas com o Pedal Social. Atualmente são 45 pessoas no projeto, 35 no centro paulista e outras dez no bairro do Cambuci. As bicicletas são emprestadas por mês, mas caso os usuários necessitem, podem renovar por mais tempo.
Fonte: Portal Tour do Rio