12 de junho de 2024

Rafael Andriato vence a 2ª etapa do Tour do Rio

Rafael Andriato vence a 2ª etapa do Tour do RioNa segunda etapa do Tour do Rio 2013, o brasileiro Rafael Andriato, da italiana Vini Fantini conquitou o primeiro lugar, praticamente, na linha de chegada com o tempo de 3 horas e quarenta e três minutos. O colombiano Jaime Castañeda ficou com a segunda colocação seguido por Edgard Simon, da equipe brasileira Ironage, todos com o tempo muito semelhante.

A camisa amarela ficou com Weimar Roldan, líder geral, o prêmio de Meta-Montanha foi para João Pereira Gaspar, que também levou a branca de sub-23. A disputada amarela foi para Rafael Andriato.

Para o vencedor, essa foi uma conquista importante não só para a competição mas como um excelente resultado para toda a equipe.”Tive diversos problemas nas subidas, fiquei para trás várias vezes, mas consegui recuperar. Esse ano tive um bom resultado no Giro d’Italia, mas vencer aqui no Brasil tem um gosto especial”, disse Andriato.

Na classificação por equipes, a colombiana EPM-Une continua na ponta seguida pela italiana Vini Fantini- Selle Italia e pela portuguesa OFM /Quinta da Lixa em terceiro.

No geral individual, o colombiano Weimar Roldan está com a melhor classificação. O companheiro de equipe Edwar Ortiz vem em segundo lugar e o brasileiro Rafael Andriato completa os três mais bem colocados.

A prova – A largada começou neutralizada por 4 km até o ponto de largada oficial, que partiu da saída de Volta Redonda. No começo da prova, dois atletas saíram em fuga, Renato Seabra, da DataRO, e Magno do Prado, da Funvic – com 15 segundos de diferença. Na sequência, outros dois atletas os alcançaram, Cleberson Weber, também da DataRO, e Flávio dos Santos, também da Funvic, quando a diferença do pelotão começa a aumentar, subindo para 34 segundos.

Após o primeiro ponto de aclive, o pelotão fica novamente compacto. Faltando 1km para o primeiro prêmio de montanha, Kleber Ramos, da DataRO e João Gaspar, da Ironage, saem em fuga. No trecho que passa por dentro da cidade de Valença,  ciclistas encontraram situações adversas e alguns atletas acabaram ficando para trás.

Saindo do trecho urbano, quatro atletas saem na fuga, todos brasileiros. Geraldo Silva Junior, da São Lucas, Edson Ponciano, da Ironage, Rogério Santiago Silva, da Velo Rio Claro, e Renato Seabra, da DataRO, com 1 minuto e 5 segundos de vantagem.

Na aproximação da cidade de Rio das Flores, com a bela paisagem das fazendas coloniais, a prova continuou com quatro atletas em fuga com pequena diferença de tempo, um pelotão principal e poucos ciclistas para trás. No trecho de quilometragem 87, aproximadamente, alguns ciclistas tiveram problemas nas bicicletas e a fuga foi neutralizada. Os atletas, até então líderes, Weimar Roldan e Jaime Castañeda, ficam para trás.

Abre uma fuga com dois atletas brasileiros, com o tempo de 1 minuto e 20 segundos, Flavio Cardoso, da Funvic e Guilherme Lima, de Barueri. Há uma fuga intermediária durante a descida forte, que atinge mais de 70km/h.  Na ponta do pelotão, a equipe colombiana ditou ritmo da corrida nesse momento, até que a fuga foi neutralizada.

Faltando, aproximadamente, 30km para a chegada, um pelotão com 21 ciclistas conseguiu uma fuga de 10 km até novamente o pelotão maior neutralizar a fuga.

Magno do Prado, da Funvic, Gustavo Veloso, da OFM Quinta, Gideoni Monteiro, da São Francisco, e Alan Valêncio, da São Lucas, saem em fuga próximos ao último ponto de Meta-Montanha com pouco mais de 15 segundos em vantagem. Passando pelo ponto de Meta-Montanha, dois atletas estavam à frente, Gustavo Veloso, da OFM Quinta, e Alan Valencio, da São Lucas.

Faltando 10 quilômetros para a chegada, a primeira grande divisão de pelotões deixou um grupo de doze ciclistas para trás, com grande diferença de tempo. Na frente, um único pelotão parte para os minutos finais da prova, que terminou muito apertada com a vitória de Rafael Andriato.

Resultados

Individual

1º Rafael Andriato (VINNI FANTINI / SELLE ITALIA, Italia) – 3h43m49s
2º Jaime Castañeda (EPM-UNE, Colômbia) – 3h43m50s
3º Edgardo Simon (Ironage, Brasil) – 3h43m51s
4º Roberto Pinheiro (FUNVIC / BRASILINVEST /São José dos Campos) -3h43m52s
5º Samuel Caldeira (OFM/ Quinta da Lixa/Goldentimes, Portugal) – 3h43m53s

Equipes

1º EPM-UNE, Colômbia
2º Vini Fantini Selle Italia, Itália
3º OFM / Quinta da Lixa / Golden Times, Portugal

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização