16 de junho de 2024

Ex-prefeito de Bogotá defende a separação de vias entre carros e bikes

bogota

Segundo Peñalosa, mesmo que 99,9% dos motoristas sejam responsáveis e conscientes, basta um irresponsável para causar a morte de ciclistas

O ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa transformou a cidade colombiana implantando 300 km de ciclovias em apenas três anos. Durante seu mandato, de 1998 a 2001, Enrique teve o maior índice de aprovação na história da cidade, mas foi considerado louco por pensar propostas revolucionárias de mobilidade urbana.

Peñalosa defende que ciclovias geram novos ciclistas. Quando começou a governar, o índice da população que usava a bicicleta como transporte era de apenas 0,1% e, com a criação das ciclovias, esse número pulou para 6%. Para o ex-prefeito o índice ainda é baixo, porém mostra uma progressão próxima ao que aconteceu na Holanda e na Dinamarca, países-referência nos projetos relacionados à bicicleta.

Outra opinião marcante do urbanista é defender que carros e bicicletas não deveriam compartilhar a mesma via. Isso porque, defende Peñalosa, mesmo que 99,9% dos motoristas sejam responsáveis e conscientes, basta um irresponsável para causar a morte de ciclistas.

Enrique Peñalosa esteve no Brasil em 2012 e concedeu uma entrevista para o projeto Fronteiras do Pensamento. Assista ao vídeo para conhecer mais sobre as ideias e propostas do urbanista.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização