28 de abril de 2024
Um ciclista usa a ciclovia exclusiva pintada de verde no centro de Portland, nos EUA

Site relaciona as 10 melhores cidades dos EUA para pedalar

Foram avaliados fatores como ciclovias, infraestrutura, segurança e mobilidade

Um ciclista usa a ciclovia exclusiva pintada de verde no centro de Portland, nos EUA
Ciclista usa a ciclovia exclusiva pintada de verde no centro de Portland, nos EUA

O website norte-americano WalkScore, especializado em mobilidade urbana, listou os “paraísos dos ciclistas” nos Estados Unidos. A análise levou em conta critérios de infraestrutura, como a existência de ciclovias, sinalização e estacionamentos e a sensação de segurança por parte dos ciclistas em relação aos demais modais de transporte.

Também foram levados em conta o amparo legal (permissão para carregar as bicicletas no metrô e em ônibus, além de fiscalização) e a oferta de programas de aluguel, entre outros fatores que tornam uma cidade “bike friendly“.

Cada vez mais consideradas uma alternativa ecológica para os deslocamentos diários nas grandes cidades, as magrelas vêm pouco a pouco conquistando seu espaço no país, que já conta com mais de 20 programas publicos de aluguel de bikes. O mais recente, batizado de Citi Bike, foi inaugurado no fim de maio na cidade de Nova York, uma das melhores para se pedalar segundo o BikeScore.

Portland lidera – Com mais de 480 km de ciclovias, a líder Portland possui um programa comunitário oficial que disponibiliza bicicletas aos cidadãos de renda mais baixa. Todas são equipadas com capacete, cadeado, bomba para encher pneu, mapas e capas de chuva, acessórios indispensáveis para garantir a segurança do “motorista” .

Cerca de 10% de seus habitantes usam a bicicleta em seus deslocamentos diários. A cidade possui até um programa oficial para mulheres, o Women on Bikes, voltado para assuntos como a manutenção de um pneu furado e técnicas de limpeza, além de uma competição anual para bicicletas de carga customizadas.

Veja o ranking das top 10 abaixo:

Fonte: Revista Exame

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização