25 de maio de 2024

eLECT, o sistema de suspensão eletrônica inteligente da Magura

Magura eLECTAs suspensões eletrônicas para bicicletas mountain bike estão pouco a pouco conseguindo ganhar a confiança de seus usuários. O fabricante alemão Magura não quer ficar para trás nesta fatia do mercado e apresenta seu novo sistema denominado eLECT. Trata-se de um pequeno dispositivo a ser instalado nos amortecedores dianteiros TS8R e TS6, convertendo-as em suspensões eletrônicas inteligentes. E o melhor, adicionando apenas 93 gramas, incluindo aí o sistema de acionamento sem cabo para controle do sistema, e com uma autonomia declarada pelo fabricante de 40 horas (modo automático) e 60 horas, no modo manual.

Sistema inovador – Ao contrário do que havíamos visto em protótipos de amortecedores eletrônicos lançados pelos fabricantes Rock Shox e Fox, a Magura apresenta um conceito totalmente diferente e, em nossa modesta opinião, muito mais avançado, eficaz e simples que as versões lançadas pelos dois gigantes das suspensões para bikes. Basicamente, o que a Magura nos oferece é um pequeno dispositivo instalável em seus modelos de amortecedores dianteiros TS8R e TS6, transformando-as em suspensões eletrônicas sem a necessidade de enormes baterias e cabos de acionamento, e sem acréscimo significativo de peso sobre nossas bicicletas.

Para sua linha de suspensões, a Magura disponibilizará no mercado quatro tipos de cartuchos internos, todos compatíveis com os modelos TS8R e TS6:

  • DLO2 – com bloqueio dinâmico de duas posições (totalmente aberta ou travada)
  • DLO3 – com bloqueio dinâmico de três posições (totalmente aberta, meio curso e totalmente travada)
  • SL – cartucho sem ajuste de compressão
  • eLECT -cartucho com bloqueio dinâmico eletrônico

Magura eLECTO novo sistema eLECT da Magura é sem dúvida o sistema de suspensão inteligente mais leve e de melhor concepção até agora no mercado. O novo cartucho incorpora em seu interior acelerômetros similares aos utilizados em smartphones, para analisar inclinações e impactos que a suspensão recebe e, desta maneira, recalibrar de forma automática os ajustes do amortecedor para um rendimento otimizado. A bateria fica alojada dentro do cartucho do sistema, podendo ser recarregada via conector USB.

Outra surpresa agradável é o controle sem fios ou cabos. Desenhado para ser instalado em qualquer tipo de guidão, permite ativar ou desativar o modo automático do sistema, assim como ajustar os parâmetros básicos como limiar de bloqueio segundo nossas necessidades ou gosto pessoal.

A respeito do funcionamento do novo eLECT da Magura, as especificações são muito interessantes. O sistema é capaz de detectar automaticamente uma roda “solta” no ar (durante um salto, por exemplo) e ajustar a suspensão para obter máxima absorção do impacto. Também é capaz de detectar se está sem uso, desligando automaticamente para poupar energia, e voltando a funcionar após 5 segundos de marcha, uma vez detectado o primeiro impacto. Apesar destes 5 segundos, o sistema não é nada lento, pois é capaz de reajustar os parâmetros da suspensão com um intervalo de apenas 0,2 segundos após ligada.

Ainda não temos informações oficiais sobre a data de lançamento e preços.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização