25 de abril de 2024

Testes de segurança aprovam capacete de papelão

Testes de segurança aprovam capacete de papelãoFibra de carbono? Isopor? Que nada! Papelão é o novo material que pode baratear e popularizar cada vez mais os capacetes.

O papelão, material criado por volta de 1800 na Inglaterra, foi a matéria-prima escolhida por um estudante do Royal College of Art, em Londres, para criar o Kranium, um capacete super barato que promete absorver a energia de impactos e proteger o ciclista.

Segundo o Bike Radar, a chave do sucesso do design do Kranium são as ondulações internas do papelão. De acordo com o designer Anirudha Surabhi, essas ondulações são parecidas com a cartilagem encontrada no crânio do pica-pau, animal que recebe fortes impactos na cabeça. A ondulação, portanto, serviria como amortecedor.

Testes de segurança aprovam capacete de papelãoO design de Anirudha Surabhi foi patenteado e será comercializado em breve pela empresa alemã Abus. O capacete será lançado com um casco plástico transparente para mostrar que o interior do capacete é feito de papelão.

Para poder chegar às lojas, o capacete já passou pelos testes de segurança mais rígidos da Europa, e os resultados apontam que o capacete de papelão pode absorver até três vezes a energia absorvida por capacetes de poliestireno.

Fonte: Eu Vou de Bike

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização