25 de abril de 2024

Air-Liner, a nova solução da Vittoria contra furos e rasgos nas laterais dos pneus

Instalado no interior de pneus tubeless, novo acessório da marca italiana aumenta a resistência contra danos nos pneus e nas rodas, além de melhorar a tração e a dirigibilidade

O fabricante italiano Vittoria lançou no mercado um novo acessório que promete reduzir a um nível sem precedentes os vazamentos causados por furos e rasgos em pneus de bicicletas, ao mesmo tempo em que aumenta a tração e a dirigibilidade da bicicleta.

Desenvolvido para ser uma solução complementar ao uso de pneus sem câmara de ar (tubeless), o Vittoria Air-Liner é composto basicamente por um espaguete de EVA com uma densidade especial que não impregna o líquido selante em sua superfície. Tanto sua superfície superior quanto inferior possuem um chanfro, que permite sua compressão, facilitando assim sua instalação no interior do pneu.

Após a instalação do Air-Liner, a montagem do pneu é finalizada com a adição de líquido selante e preenchido com ar comprimido.

Entre as principais vantagens do uso deste acessório, destaca-se a redução substancial na ocorrência de vazamentos causados por furos e rasgos nas laterais do pneu. Isto ocorre devido ao firme contato entre as paredes laterais do pneumático com a espuma do Air-Liner, que impede que o ar sob pressão saia. O acessório da marca italiana fornece também uma segurança extra contra desmontagens acidentais dos pneus (a famosa ‘desembeiçada’), ao prensar as bordas dos mesmos contra as paredes do aro da roda.

Por reduzir drasticamente o volume interno do conjunto pneumático / roda, o Air-Liner possibilita a utilização de pressões de ar mais baixas, o que aumenta a tração em terrenos irregulares e trilhas mais técnicas, ao mesmo tempo em que funciona como um ‘amortecedor’ contra pancadas das rodas nas pedras e troncos, preservando este componente.

Ao contrário de outras soluções similares já disponíveis no mercado que utilizam um espaguete circular e sem emendas, o Air-Liner é disponibilizado como uma peça linear, no comprimento exato de uma roda aro 29 polegadas, cujas extremidades são unidas por um zip-tie e uma fita adesiva especial, fornecida com o kit (para rodas menores, basta cortar o excesso com um estilete).

Quanto à utilização, a Vittoria oferece o Air-Liner em três opções de volume (Cross-country, Enduro e Fat-bike, para pneus plus size). O peso de um Air-Liner para uma roda aro 27.5 é de 160 gramas.

De acordo com a Vittoria, o Air-Liner possui uma autonomia de até 2 mil horas de uso.

O novo Vittoria Air-Liner será comercializado mundialmente a partir de junho, ao preço de 85 dólares (kit para duas rodas)

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização