25 de abril de 2024
Foto: Divulgação / Lexus Velodrome

Estados Unidos inaugura o primeiro velódromo inflável do mundo

Construído em Detroit, no estado de Michigan, Lexus Velodrome in Detroit conta com um domo inflável que abriga uma pista de madeira com 166 metros

A cidade de Detroit, no estado norte-americanos de Michigan, inaugurou ontem (10) o primeiro velódromo do mundo com domo inflável. 

O Lexus Velodrome conta com um circuito de madeira especial com 166 metros de comprimento para a prática do ciclismo de pista, além de pistas internas em concreto para uso em provas de corrida e patinação indoor.

Foto: Divulgação / Lexus Velodrome

O projeto, de autoria do arquiteto Dale Hughes, conta com um engenhoso domo inflável que não apenas protege a pista, atletas e espectadores de forma eficiente, como também reduziu significativamente o tempo de execução da obra e seus custos. De acordo com seus idealizadores, o velódromo de Detroit custou 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 14,5 milhões) – uma “ninharia”, se comparado ao Velódromo da Rio 2016, que custou 147 milhões de reais.

Foto: Divulgação / Lexus Velodrome

A maior parte do custo da obra foi bancado por seu patrocinador principal, a marca automotiva Lexus. O restante do investimento financeiro do projeto deverá ser obtido através de ações de merchandising, veiculação publicitária, aluguéis, taxas de uso e na comercialização de comidas e bebidas.

Oficialmente, o Lexus Velodrome será aberto em um evento-teste entre os dias 26 e 27 de janeiro, que contará com a presença de cerca de 200 ciclistas, com idades entre 10 a 85 anos, que disputarão provas de Madison, Scratch e Eliminação por pontos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização