26 de abril de 2024

Guide T, o novo freio de alto rendimento e preço acessível da SRAM

Voltado para utilização em MTB All Mountain, novo freio da marca estadunidense conta com pinças de 4 pistões e sistema de redução de temperatura Heat Shield

O fabricante norte-americano de componentes para bicicletas SRAM anunciou o lançamento de mais um membro de sua linha de freios a disco Guide, o Guide T.

Voltado para a prática do MTB Trail e All Mountain, o novo modelo caracteriza-se pela aplicação de tecnologias comumente encontradas em freios topo de linha sem aumentar excessivamente seu preço final, como o uso de quatro pistões em suas pinças, o que aumenta a sua potência de frenagem se comparado a modelos convencionais de dois pistões.

Outra característica interessante do Guide T é o uso da tecnologia Heat Shield, que consiste na adição de uma placa de aço inoxidável que age como uma interface entre as pastilhas e o corpo da pinça, agindo como um dissipador de calor, reduzindo a temperatura local em até 20ºC e, por consequência, proporcionando frenagens mais consistentes e sem risco de falhas.

Construídas em alumínio, as manetes do novo SRAM Guide T contam com ajuste de espaçamento das pastilhas e compatibilidade com o sistema MatchMaker de fixação de componentes no guidão, que permite que uma única abraçadeira seja utilizada para fixar também os trocadores de marcha e as alavancas de acionamento da suspensão e do canote telescópico do selim, quando existentes. A alavanca de acionamento DirectLink é ambidestra, ou seja, pode ser utilizada invertida.

A manutenção simplificada dos freios Guide T é garantida por outra tecnologia exclusiva da SRAM, a Bleeding Edge, que simplifica a operação de sangria graças ao uso de um roteamento mais direto do fluido hidráulico e de selos que impedem a formação de bolhas e penetração do ar em seu interior.

Utilizado com rotores SRAM Centerline, os novos freios Guide T chegam ao mercado com um peso total de 280g cada (com mangueiras de 800mm), ao preço médio de 210 dólares o par, a partir deste semestre.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização