26 de abril de 2024

Designers criam capacete para ciclistas inspirado no cabelo de bonecos Playmobil

Uma dupla de designers dinamarqueses encontrou uma maneira divertida de fazer com que crianças passem a utilizar capacetes durantes suas pedaladas sem encarar o acessório de segurança como um objeto feio e sem graça.

Inspirados nos bonecos Playmobil, a dupla Simon Higby e Clara Pior criou um capacete que recria a tradicional ‘cabeleira’ plástica dos brinquedos que foram sucesso nas décadas de 80 e 90.

Para a criação deste original capacete, os designers utilizaram técnicas de digitalização e impressão 3D, na qual um ‘cabelo’ de boneco Playmobil foi recriado através de uma impressora de resina plástica. O resultado da impressão foi pintado com as cores originais e teve seus tirantes e almofadas instalados como em um capacete para bicicletas comum.

Playmobil

Desenvolvido em parceria com o escritório de design industrial MOEF, o protótipo do capacete, que ainda não tem previsão de ser produzido em escala industrial, embora conte com o apoio da Fundação de Prevenção de Acidentes Infantis da Dinamarca (Børneulykkesfonden) para uma possível comercialização futura.

Os inventores do capacete disponibilizaram um vídeo com o processo de criação do capacete. Confira:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização