4 de dezembro de 2024
Tour do Rio
Largada do Tour do Rio - Foto: Luana Martins

Tour do Rio 2024: Colômbia domina o primeiro dia de competição

Sergio Montoya, da equipe Nu Colombia, vence a etapa de abertura em Conservatória (RJ)

O sol brilhou e completou o belo cenário para a primeira etapa Tour do Rio, que teve a largada às 12h, desta sexta-feira e chegada depois de 141km, na Rua das Flores, em Conservatória. A etapa reuniu cerca 90 ciclistas de 17 equipes, sendo dez nacionais e sete internacionais. Sergio Montoya da equipe Nu Colombia levou a melhor. Com 3h32m48s o colombiano dominou e chegou quase três minutos na frente do segundo colocado, seu compatriota Wilmar Zapata, do Team Medellim/EPM, que completou o percurso em 3h35m24s. O campeão geral do Tour do Rio em 2013 e 2014, o espanhol naturalizado colombiano Oscar Sevilla, completou o pódio em 3h37m39s. Gaspar Pereira da AGI Cycling Team foi o brasileiro mas bem colocado na prova, ficando com a quarta colocação e o tempo de 3h40m15s

Logo com 9km de prova, abriu-se um pelotão com seis atletas – cinco da Colômbia e o brasileiro Gaspar Pereira – que fizeram uma fuga do restante dos ciclistas, mantendo um ritmo forte até os últimos km de prova. A menos de 10km do pórtico de chegada, Sergio Montoya desgarrou dos demais, imprimiu um ritmo forte e ultrapassou a linha de chegada com folga dos demais adversários.

Tour do Rio
Foto: Luana Martins

“Foi uma etapa muito dura, muito calor e um percurso com um terreno bem complicado de pedalar, com subidas fortes que desgastam demais. Desde o começo da prova, formamos um grupo que veio se alternando na liderança, mas restando poucos km para o fim eu forcei o ritmo, pedalei forte, sem pensar. A estratégia deu certo e consegui passar em primeiro”, festejou Montoya, que fez sua estreia no Tour do Rio.

O campeão de 2013 e 2014, Oscar Sevilla, mesmo não tendo passado a linha de chegada na liderança estava satisfeito com sua atuação e de sua equipe.

“Estive na liderança em diversos momentos do percurso, mas o Montoya disparou na frente e não consegui mais alcancá-lo. A diferença é grande mas estou muito contente com o desempenho da minha equipe. Mostramos que estamos fortes. Tem muita competição pela frente e tudo pode acontecer”, completou Sevilla.

Emoção e superação também do lado brasileiro. Gaspar Pereira conseguiu chegar na quarta colocação, empolgando os espectadores na chegada em Conservatória.

“É sempre muito bom competir em casa. A prova foi uma das mais fortes que já disputei, com uns 70km de percurso eu tive muitas câimbras mas consegui segurar e me manter no pelotão de frente. Os colombianos são muito fortes e estou muito feliz com meu desempenho. Agora é descansar e buscar um bom resultado amanhã”, finalizou.

A largada para os 151,2km da segunda etapa será neste sábado, dia 02, às 10h, novamente na Rua das Flores, em Conservatória, com previsão de chegada às 13h40m. Os vencedores do Tour do Rio serão conhecidos neste domingo, dia 3. O ciclista e a equipe que completarem as etapas no menor tempo vencem o Tour do Rio.

Tour do Rio
Foto: Luana Martins

Já o Desafio Tour do Rio, prova para ciclistas amadores, que pela primeira vez acontece ao mesmo tempo que a prova profissional, terá sua largada às 8h.

Classificação 1ª etapa – 141,2km

Conservatória/Valença/Barra do Piraí/Ipiabas/Conservatória

Individual na 1ª Etapa

  1. Sergio Montoya (Nu Colombia) – 3h32m48s
  2. Wilmar Zapata (Team Medellin/EPM) – 3h35m24s
  3. Oscar Sevilla ( Team Medellin/EPM) – 3h37m39s

Equipes na 1ª Etapa

  1. Team Medellin (Colômbia)
  2. Nu Colômbia (Colômbia)
  3. Pindamunhangaba Cycling (Brasil)

Geral Montanha

  1. Oscar Sevilla (Team Medellin)

Geral Individual

  1. Sergio Montoya (Nu Colombia)

Geral Pontos

  1. Sergio Montoya (Nu Colombia)

Geral Juventude (Sub-23)

  1. Hector Quintana (Plus Performance Solutos – Chile)

Programação

  • Sábado – 02/11 – 2ª etapa: Conservatória/Santa Izabel/Parapeuna/Pentagna/Valença/Barra do Piraí/Conservatória – 151,2km
  • Domingo – 03/11 – 3ª etapa: Conservatória/Barra do Piraí/Valença/Pentagna/Parapeuna/Santa Izabel/Conservatória – 151,7km

Total : 444,1km

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização