16 de julho de 2024
Câmbio traseiro Sram S-1000 Eagle Transmission
Câmbio traseiro Sram S-1000 Eagle Transmission

S-1000, a nova transmissão eletrônica de entrada da Sram

Disponível no momento apenas como equipamento de série, novo grupo de transmissão eletrônica é a mais nova aposta da Sram na popularização da tecnologia Eagle

A Sram apresentou hoje (02/06) o novo grupo S-1000, linha de entrada do ‘ecossistema’ Eagle de transmissão eletrônica para mountain bike.

Disponível em um primeiro momento apenas como equipamento de série em bicicletas, o S-1000 compartilha das mesmas tecnologias utilizadas pelas demais transmissões Sram Eagle Transmission, como montagem direta sem gancheira (T-Type), ajuste e regulagem por aplicativo para smartphone. Situado no mesmo patamar da transmissão mecânica Sram NX, o novo Sram S-1000 passa a ser o grupo eletrônico mais básico da marca estadunidense, posto que até então pertencia ao grupo Sram GX Eagle Transmission.

Seus componentes são compatíveis com as demais transmissões Eagle Transmission (XX SL, XX, X0 e GX), podendo ser combinados de forma compatibilizar características de baixo custo, baixo peso e desempenho.

Câmbio traseiro Sram S-1000 Eagle Transmission

Câmbio traseiro Sram S-1000 Eagle Transmission
Câmbio traseiro Sram S-1000 Eagle Transmission

Ponto de entrada para a linha de transmissão eletrônica Sram Eagle, o novo câmbio traseiro S-1000 utiliza a mesma engenharia de construção do modelo GX Eagle Transmission, incluindo a tecnologia T-Type de montagem direta no quadro, sem a necessidade de gancheira.

Assim como nas demais transmissões eletrônicas da marca, o câmbio S-1000 faz uso do software de mapeamento para alinhar a rampa do pinhão do cassete antes de realizar a troca de marcha.

O novo câmbio traseiro é compatível com todos os controladores AXS, bem como o app para smartphone Sram AXS.

Pedivela Sram S-1000 Eagle Transmission

Pedivela Sram S-1000 Eagle Transmission
Pedivela Sram S-1000 Eagle Transmission

Desenvolvido para ser robusto e confiável, o novo pedivela S-1000 é construído em alumínio forjado e utiliza a interface Sram de 8 parafusos para fixação da coroa.

Disponível com pernas nas medidas 155 a 175mm, o pedivela S-1000 conta com um versão específica para uso em e-MTBs, compatível com motores SRAM, Brose e Bosch com o padrão de movimento central ISIS.

Cassete Sram XS-1270 Eagle Transmission

Cassete Sram XS-1270 Eagle Transmission
Cassete Sram XS-1270 Eagle Transmission

Fazendo uso da mesma tecnologia X-Sync utilizada na linha Sram Transmission, o novo cassete XS-1270 promete uma troca de marchas precisa e eficiente, mesmo sob alto torque.

Compatível com outros componentes Sram Transmission, o novo XS-1270 conta com uma relação de 10-52 dentes, a mesma utilizada por cassetes da marca com compatibilidade com núcleos Sram XD, mas curiosamente, utiliza o padrão de freehub HyperGlide (HG) de sua concorrente Shimano.

Para viabilizar o uso de um pinhão de 10 dentes com um freehub HG, a solução encontrada foi integrar a engrenagem com o anel de fixação do cassete em uma só peça.

Disponibilidade – Até o presente momento, não há planos da Sram para o lançamento avulso da nova transmissão S-1000 Eagle Transmission, que será oferecida apenas como parte integrante de bicicletas comercializadas completas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização