16 de julho de 2024
Coros Dura
Coros Dura

Coros Dura, o ciclocomputador GPS descomplicado que ameaça o reinado da Garmin

Com autonomia de 70 horas de uso, carregamento solar, navegação simplificada e métricas avançadas de treino, Coros Dura destaca-se pelo preço inferior ao da concorrência

Especialista no desenvolvimento de relógios esportivos de alta performance, a Coros anunciou nesta segunda-feira o lançamento mundial do primeiro ciclocomputador da marca, o Coros Dura, que combina uma sólida plataforma de treinamento, facilidade de operação, configuração intuitiva e a maior autonomia de uso do mercado, aliado a um preço situado bem abaixo de seus principais concorrentes do mercado, os ciclocomputadores Garmin.

Desde que surgiu no mercado em 2018, a Coros vem se destacando no mercado de smartwatches para uso em esportes outdoor, graças ao desenvolvimento de dispositivos que combinam uma interface intuitiva a um sólido software de navegação e treinamento. Primeira experiência no segmento de ciclocomputadores, o novo Coros Dura segue fielmente esta diretriz.

De dimensões compactas e design aerodinâmico, o Coros Dura conta com uma tela sensível ao toque de 2.7 polegadas totalmente personalizável, que proporciona uma ótima visibilidade mesmo sob incidência de forte luz direta. Em situações de baixa luminosidade, a tela conta com retro iluminação adaptativa, que ajusta automaticamente seus níveis de brilho e de contraste para garantir uma boa visibilidade mesmo a noite ou em interiores.

Coros Dura

Sua tela touchscreen pode ser utilizada para uma fácil navegação pelos diversos campos de informações personalizadas disponibilizadas pelo aparelho, mesmo com o uso de luvas. Caso necessário, a operação pode ser também realizada através de um exclusivo e prático botão giratório localizado na lateral direita do dispositivo.

Bateria de longa duração – Pensado desde sua concepção em oferecer uma boa autonomia de uso, o Coros Dura conta com uma bateria que oferece nada menos que até 70 horas de uso, valor que pode ser estendido graças ao seu sistema de carregamento solar incluso.

A título de comparação, o Coros Dura ‘atropela’ facilmente seus concorrentes neste quesito, conforme a tabela abaixo atesta:

Marca Modelo Autonomia de uso
Coros Dura 70 horas
Garmin Edge 540/840 32 horas
Garmin Edge 1040 45 horas
Wahoo Elemnt Roam 17 horas
Hammerhead Karoo 15 horas

Com o sistema de carregamento solar habilitado, até 2 horas de autonomia extra são adicionadas para cada hora de alimentação.

Navegação precisa – Para garantir uma navegação precisa e sem falhas, o novo Coros Dura conta com sistema do tipo dual-frequency, que garante uma recepção do sinal dos satélites com um mínimo de interferências externas. Multibanda, o sistema de navegação utiliza as principais redes de satélites GNSS disponíveis, incluindo GPS, GLONASS, Galileo, Beidou e o japonês QZSS. Um sofisticado software de navegação possibilita ao Coros Dura escolher automaticamente a melhor rede de satélites disponível na região, de forma garantir um posicionamento preciso ao mesmo tempo em que otimiza a vida útil de sua bateria.

Coros Dura

Google Maps para uma navegação descomplicada -As funcionalidades do Coros Dura incluem navegação ponto a ponto, alertas de erro e perfis de altimetria do percurso. Quando conectado ao smartphone do usuário através de um aplicativo específico, o ciclocomputador utiliza o Google Maps para o roteamento do percurso, em uma interface de fácil utilização, mesmo para quem não tem experiência em navegação.

Outras funcionalidade incluem alerta de acidentes (em caso de queda, o ciclocomputador emite uma mensagem de emergência para um número telefônico previamente cadastrado), um alarme antirroubo para a bicicleta e o recurso Group Ride Support, que possibilita visualizar em tempo real na tela do aparelho a localização de outros ciclistas que estejam utilizando o mesmo equipamento nas redondezas.

Treinamento aprimorado – Além da navegação precisa e prática, o novo Coros Dura apresenta-se como uma plataforma de treinamento precisa e repleta de recursos. Graças à sua conectividade ANT+ e Bluetooth, é possível parear o ciclocomputador a uma série de dispositivos de terceiros, como rolos de treino, sensores de cadência, velocidade e potência, além de monitores de frequência cardíaca.

Coros Dura

O Coros Dura conta em sua memória com uma séria de planos de treinamento e protocolos de teste de FTP, baseados na carga de treino e tempo de recuperação, entre outros.

O novo ciclocomputador é compatível também com uma grande variedade de aplicativos de treinamento, sincronizando facilmente com as plataformas Strava, Komoot, RideWithGPS e TrainingPeaks, entre outros.

O Coros Dura pode também ser conectado às plataformas de transmissão eletrônicas da SRAM e Shimano, de forma disponibilizar informações relevantes como relações de marcha e estado das baterias diretamente em sua tela.

Coros Dura

Preço competitivo – No site oficial da marca, o novo Coros Dura é comercializado ao preço de 249 dólares, valor bem abaixo do praticado pelos modelos topo de linha da Garmin:

Marca Modelo Preço (em dólares)
Coros Dura 249
Garmin Edge 840 520
Garmin Edge 1040 630
Wahoo Elemnt Roam 400
Hammerhead Karoo 475

De acordo com o fabricante, o novo ciclocomputador Coros Dura já está disponível para a venda no site oficial da marca, com envio programado para a partir do dia 1 de julho.

Especificações técnicas

Geral
Dimensões: 99,5 x 60,8 x 15,7mm
Peso: 99 gramas
Tela
Tamanho: 2.7 polegadas
Resolução:  400 x 240
Tipo: Touch Screen Always-On Memory LCD
Material
Tela:  Durable Composite Glass
Carcaça:  Polímero reforçado
Montagem:  Polímero reforçado
Tela:  Durable Composite Glass
Tela:  Durable Composite Glass
Conectividade
Smartphone:  Bluetooth
Tela:  ANT+ / Bluetooth
Data Sync:  Wi-Fi / COROS App
Durabilidade
Resistência à água:  IP67
Temperatura de trabalho:  -20℃ ~ 60℃
Temperatura de armazenagem:  -30℃ ~ 70℃
Bateria
Autonomia:  120 Horas
Autonomia Dual Frequency On:  70 Horas
Eficiência solar:  1 hora de carregamento sob o sol direto gera até 2 horas extras de uso
Tempo de recarga:  2,5 horas (15℃ ~ 45℃), 4 horas (0℃ ~ 15℃)
Memória
Memória interna:  32GB
Atividades:  Até 1.200 horas
Geolocalização
Redes de satélite:  GPS, GLONASS, Galileo, Beidou, QZSS
GNSS Chipset:  All-Satellite Dual-Frequency (L1 + L5)
Navegação
Map Layer:  Mapas offline pré-carregados
Recursos: 
  • Checkpoint
  • Back-To-Start
  • Deviation Alert
  • Touchscreen-Enabled Map Control
  • Turn By Turn
  • Smart Reroute Navigation COROS app connection required
  • Climb Details
Data Tracking
Sensores: 
  • Altímetro barométrico
  • Acelerômetro
  • Giroscópio
  • Bússola
  • Sensor de temperatura
Recursos de treinamento: 
  • Training Management (Training Load, Base Fitness, Load Impact)
  • Training Load Recommendation
  • FTP Test
  • Recovery Timer
  • Activity Alerts (For cadence, distance, heart rate, power and more metrics)
  • Pre-planned Workouts
  • Training Plans
  • Touch Scroll (Swipe to scroll data pages during training)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização