24 de julho de 2024
Ulan Galinski
Ulan Galinski - Foto: Divulgação / Caloi

Ulan Galinski fala de suas expectativas para Paris 2024

Ciclista da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing representará o Brasil na categoria Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO)

Terminou o ciclo olímpico para a definição dos atletas do mountain bike que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, categoria XCO. A Confederação Brasileira de Ciclismo determinou que os pontos acumulados dos dois últimos anos selariam os classificados.

Na categoria Masculina, Ulan Galinski, da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, terminou na primeira colocação. No Feminino, quem terminou em primeiro lugar foi Raiza Goulão.

Baiano do Vale do Capão, na região da Chapada Diamantina, Ulan Galinski agora espera o anúncio oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo. O ciclista, que completará 26 anos no próximo dia 19, diz viver um sonho com a expectativa de disputar sua primeira Olimpíada.

“Após dois anos, o ciclo olímpico chegou ao fim, e não tenho palavras para descrever a sensação de conseguir concretizar o maior objetivo da minha carreira até então e consegui finalizar como líder do ranking olímpico interno da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e estar prestes a viver meu sonho de disputar as Olimpíadas”.

Nos últimos quatro anos, Ulan colecionou grandes resultados em provas no Brasil e no exterior. Em 2020, ele foi 14º colocado no Campeonato Mundial de XCO Sub-23, melhor colocação de um atleta brasileiro na história da competição; em 2021 foi Campeão do Brasileiro de Maratona 2021 (Elite); em 2022 e 2023 foi Vice-Campeão do Brasileiro de XCO; além de 4° lugar nos Jogos Panamericanos de 2023.

Já em 2024, além de vencer provas importantes do calendário nacional, Ulan conseguiu em provas da Copa do Mundo seus melhores resultados. Na etapa de Mairiporã (SP), que abriu a temporada da World Cup, Galinski conseguiu pela primeira vez ser Top 20 em uma prova do Cross Country Olímpico (XCO) de Copa do Mundo. Já na terceira etapa disputada em Nové Mesto, na República Tcheca, ele terminou a prova do XCO na 31ª colocação, seu melhor resultado em Copas do Mundo na Europa. No Panamericano de 2024, disputado nos Estados Unidos e que contou com muitos atletas da elite mundial, terminou na 5ª colocação.

Ulan acredita que está numa crescente na carreira, evoluindo a cada prova. E disputar uma Olimpíada chega para coroar esse atual momento. Ele divide os méritos dessa conquista com todos os integrantes da sua equipe.

“Desde criança, disputar uma Olimpíada sempre foi algo que fazia meus olhos brilharem e sentir algo muito mágico e especial. Quando me tornei atleta profissional, isso se tornou um sonho, e a cerca de quatro anos se transformou em um objetivo. Após muita crença, trabalho, sacrifícios, falhas e acertos, momentos de alegrias e dúvidas, porém sempre mantendo a consistência e a esperança, contando com todo planejamento do time e com todos os profissionais que fazem parte da equipe e trabalham comigo, juntos conseguimos conquistar esse objetivo. É muito especial concretizar algo que não é apenas um objetivo seu, e sim de toda um time que se entregou por inteiro nessa missão. Mais uma vez consigo através da minha história mostrar o quanto poderoso é sonhar e o quanto vale a pena correr atrás dos nossos sonhos e objetivos. Essa é o meu propósito aqui na terra e seguirei nessa jornada” finaliza o atleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização