22 de maio de 2024
Sertões MTB Mantiqueira
Foto: Divulgação / Sertões MTB Mantiqueira

Reserva ambiental é cenário da Sertões MTB Mantiqueira

Percurso da prova que abrirá o Sertões MTB Cup, de 24 a 26 de maio, será composto por trilhas inéditas em meio à Mata Atlântica de Campos do Jordão

Uma competição de Mountain Bike dentro da floresta, em conexão intensa com a natureza e todos os seus elementos. É dessa forma que o Sertões MTB Mantiqueira se apresentará pela primeira vez no calendário de eventos do Sertões 2024, entre os dias 24 e 26 de maio. Para completar, o percurso, nos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, é inédito. A prova abre o Sertões MTB Cup, campeonato de mountain bike Maratona (XCM) com categorias para as bicicletas convencionais e com assistência elétrica (e-bikes).

Para que tudo isso vire realidade, um estudo minucioso da região foi realizado pela equipe técnica do Sertões, com respeito às origens da Reserva Pinho Bravo, inserida em áreas de proteção ambiental federal e estadual. Essa imensa área passou a ser estruturada em 2021, com o auxílio de ambientalistas, proprietários da região e representantes da população local.

Sertões MTB Mantiqueira
Foto: Divulgação / Sertões MTB Mantiqueira

A Reserva Pinho Bravo faz parte da Serra da Mantiqueira e é coberta, principalmente, por vegetação nativa da Mata Atlântica, além de algumas áreas de reflorestamento, com bosques de pinhos, araucárias e florestas características das montanhas da Mantiqueira, com muitas árvores nativas, das pequenas às majestosas.
Como a própria Mantiqueira indica, em seu nome indígena, a serra é cortada por rios e riachos, além de uma grande diversidade de fauna, com macacos, capivaras, lobos-guará, lontras, tatus, esquilos e cerca de 250 espécies de pássaros.

Por todos esses aspectos, realizar o Sertões MTB Mantiqueira na Reserva Pinho Bravo se torna importante no sentido de alerta à necessidade de preservação da área. De acordo com os idealizadores da reserva, o objetivo é educar, informar e falar sobre os elementos da floresta. A ideia não é isolar a área. É convidar as pessoas a desfrutá-la, entender seu valor e tornarem-se também parte dos que vão zelar pela preservação.

As trilhas do Sertões MTB Mantiqueira estão inseridas nesses elementos da reserva. Alguns trechos, por exemplo, atravessarão antigas estradas madeireiras. Outros, a própria floresta. Nesse cenário, os competidores vão experimentar emoções que vão além do contato com a natureza.

A pouco menos de um mês do Sertões MTB Mantiqueira, o trabalho segue intenso na definição das trilhas. Para isso, Daniel Spolidorio e Cadu Sachs, diretores técnicos da prova, trabalham nos últimos ajustes ao lado de um nome que dispensa apresentações: Adriana Nascimento. Destaque do MTB brasileiro ao longo das décadas de 1990 e 2000, ela também atua como treinadora e, acima de tudo, está literalmente no quintal de casa.

O prólogo do Sertões MTB Mantiqueira ocorrerá no dia 24 de maio, sexta-feira. Nos dias seguintes acontecem as duas etapas que definirão os vencedores. A programação terá início no dia 23, com a entrega dos kits, na Casa Specialized, no bairro Capivari, em Campos do Jordão. O local, inclusive, será ponto de encontro dos competidores durante a competição. As inscrições para a prova (e para a Cup) seguem abertas e podem ser feitas online.

A primeira edição do Sertões MTB Cup contará ainda com o Sertões MTB Ibitipoca (5 a 7 de julho, em Lima Duarte-MG) e o Sertões MTB Pirenópolis (27 a 29 de setembro).

Programação Vlia Sertões Bike

23 de maio (Quinta-feira)

  • 15h às 19h – Retirada Kit Atleta
    15h às 19h – Foto oficial atletas
    19h – Briefing presencial
    20h – Fechamento Vila Bike

24 de maio (Sexta-feira)

  • 7h às 8h – Retirada Kit Atleta
  • 9h – Prólogo – percurso Pro
  • 9h30 – Prólogo – percurso e-Bike
  • 10h às 11h – Previsão de chegada do Prólogo
  • 20h – Encerramento das atividades – Dia 1

25 de maio (Sábado)

8h – Largada percurso Pro
9h – Largada percurso e-Bike
10h às 12h – Previsão de chegada
20h – Encerramento das atividades – Dia 2

26 de maio (Domingo)

8h – Largada percurso Pro
9h – Largada percurso e-Bike
10h às 12h – Previsão de chegada
16h – Cerimônia de premiação por categoria

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização