29 de abril de 2024

Bicicleta supera automóvel como meio de transporte em Paris

Uma pesquisa realizada pelo IPR (Institut Paris Région) a pedido de instituições públicas e privadas francesas, indicou que a bicicleta superou o carro como meio de locomoção preferido em Paris. De acordo com o estudo, 11,2% dos moradores da capital francesa utilizam a bike como meio de transporte, contra 4,3% que preferem utilizar automóveis. Entre os entrevistados, 53,5% optam pela caminhadfa para locomover-se e 30% fazem uso do transporte público.

A bicicleta também supera o carro no deslocamento entre a capital francesa e seus subúrbios mais próximos, com 14% contra 11,8%. O estudo também aponta que 66,1% dos cidadãos usam o transporte público e 5,5% preferem ir a pé. Já fora de Paris, o carro prevalece nas viagens entre as diferentes partes da sua região, observa o relatório da pesquisa.

O estudo, realizado entre outubro de 2022 e abril de 2023, recolheu dados de 3.337 cidadãos da região, com faixa etária entre os 16 e os 80 anos que aceitaram ser monitorados por satélite durante uma semana.

“Há 10 anos, quem poderia prever que em Paris a bicicleta superaria o automóvel? Bem, nós ultrapassamos”

“Há 10 anos, quem poderia prever que em Paris a bicicleta superaria o automóvel? Bem, nós ultrapassamos”, disse o secretário municipal de Mobilidade de Paris, David Belliard.

Para especialistas em mobilidade, os atuais resultados foram obtidos após uma revolução urbana promovida pela prefeitura para incitar a mobilidade sustentável.

Governada pela prefeita socialista Anne Hidalgo, Paris tem como uma das suas prioridades a redução do espaço para automóveis em benefício dos pedestres e das bicicletas. Grandes avenidas, como a central Rivoli, já foram completamente transformadas para ceder espaço à mobilidade sustentável.

Em 2021, a capital francesa tinha mais de 1.000 quilômetros de instalações adaptadas para os ciclistas, incluindo mais de 300 quilômetros de ciclovias. De acordo com a Prefeitura da cidade, op objetivo é tornar Paris uma cidade “100%” apta para as bicicletas até 2026.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização