16 de julho de 2024
Trek Bikes

Trek Bicycles anuncia corte de gastos e redução de estoques

Gigante estadunidense do mercado de bikes tenta reagir em resposta à redução nas vendas e aos altos níveis de estoque em todo o mundo

Uma dos maiores referências no mercado mundial de bicicletas, a Trek Bicycles anunciou que irá sofre uma reestruturação que implicará em uma redução da empresa em 10%, em resposta à diminuição nas vendas e aos altos níveis de estoque de seus produtos.

Em comunicado interno aos executivos da marca, o presidente da Trek, John Burke, disse que os detalhes dos cortes seriam anunciados em breve e incluem, além de um corte de 10% nos gastos, uma redução substancial de suas unidades de manutenção de estoque (SKUs), que passará a ser, a partir de 2026, 40% inferior ao presente ano.

“Estes são tempos turbulentos em nossos negócios”, justificou Burke no comunicado. Para o presidente da Trek, a atual situação do mercado global de bikes está “um caos”, com altos níveis de estoque no atacado e no varejo, levando a descontos “significativos e contínuos”. Ele disse que as vendas no varejo também ficaram abaixo das previsões da Trek, inclusive em janeiro e fevereiro deste ano e que a empresa não atingiu suas metas mensais de vendas nos últimos 15 meses.

Para Burke, a situação só deixava três opções para a empresa: esperar estoicamente por dias melhores pela frente, continuar a fazer cortes ou “dimensionar nosso negócio de acordo com a realidade do mercado”.

De acordo com o cronograma da nova estratégia de gestão, a Trek deverá reduzir os gastos gerais em 10% com cortes em programas e cargos até 8 de março. Outra decisão importante foi a redução em sua linha de produtos e nos níveis de estoque, que em 2026 deverá ser 20% inferior do que era antes do boom pandêmico das bicicletas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização