27 de abril de 2024
Campagnolo Ekar GT
Campagnolo Ekar GT

Campagnolo apresenta 2ª geração do grupo Ekar de 13 velocidades

Denominado pelo fabricante como All Road, novo Ekar GT é o grupo transmissor para gravel mais versátil da marca italiana

O fabricante italiano de componentes para bicicletas Campagnolo anunciou o lançamento de uma versão ‘econômica’ de seu grupo de transmissão Ekar para uso em bicicletas gravel. Denominado Ekar GT, o novo grupo surge como uma proposta mais polivalente e menos cara do que a linha original, graças a oferta de uma ampla opção de configurações transmissão, além da substituição do carbono por alumínio como matéria-prima de seus componentes.

Campagnolo Ekar GT

Denominado pelo fabricante como uma transmissão All Road, o novo Ekar GT destaca-se pela variedade de combinações possíveis de relação, capazes de adaptar rapidamente a bike de acordo com seu uso, seja em trechos técnicos em trilhas e estradas de terra ou em ruas pavimentadas.

Versatilidade – Desenvolvido como uma transmissão monoprato de 1 x 13 velocidades, o novo grupo da Campagnolo conta com 4 opções de cassetes (9-36, 9-42, 10-44 e 10-48 dentes), que podem ser combinados com uma das cinco opções de coroas disponíveis (44, 42, 38 e 36 dentes).

Campagnolo Ekar GT

Além das múltiplas opções de uso, o novo Ekar GT utiliza a tecnologia Ultra Torque, que possibilita a troca da coroa Power Tech sem a necessidade da remoção do pedivela da bicicleta, podendo assim alterar as características da relação de marchas de acordo com a necessidade do ciclista, de forma rápida e sem complicações.

Campagnolo Ekar GT

O novo pedivela será oferecido nas opções com braços de 170, 172.5 e 175mm, com um Q-factor de 151mm.

O câmbio traseiro de longitude é compatível com todas as combinações de transmissão, e conta com um sistema de embreagem de tensionamento para evitar o chacoalhar da corrente durante as pedaladas em terrenos irregulares. Além disso, seu braço conta com polias de tamanho grande, que dificultam o acúmulo de barro e lama.

Campagnolo Ekar GT

Outro cuidado especial foi dado à ergonomia das manetes de trocas de marchas, que contam com um maior apoio para as mãos.

O novo grupo Ekar GT compartilha das mesmas pinças, rotores e corrente da linha Ekar.

Novo jogo de rodas – Juntamente com o novo grupo transmissor Ekar GT, a Campagnolo lançou no mercado suas novas rodas Zonda GT, evolução de um dos melhores modelos no quesito custo x benefício do mercado. Desenvolvidas nativamente para gravel, as rodas contam com uma largura interna de 23mm, que possibilita a instalação de pneus entre 25 to 48mm de largura.

Campagnolo Zonda GT

Seus aros, com perfil de 29mm, adotam a tecnologia Campagnolo 2-Way Fit, o que os torna compatíveis com pneus clincher ou tubeless.

De acordo com o fabricante, o par de rodas tem um peso total de 1.690 gramas.

Campagnolo Zonda GT

Preço e disponibilidade – Ainda sem data para chegar no Brasil, o novo grupo Campagnolo Ekar GT pode ser adquirido na Europa por 1.490 euros, enquanto que o jogo das novas rodas Zonda GT custam 690 euros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização