29 de abril de 2024
Shimano Fest
Competição de MTB realizada em 2023 - Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Shimano Fest recebe etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike XCE

Competição fará parte da programação da 13ª edição do maior festival da bicicleta da América Latina, que acontece entre 15 e 18 de agosto, em São Paulo

O Brasil entrou de vez no calendário mundial do Mountain Bike. Após a realização de duas etapas da Copa do Mundo UCI na modalidade Cross-Country (XC), programadas para abril em Mairiporã e Araxá, São Paulo também será palco de uma etapa da Copa, desta vez na modalidade Cross-Country Eliminator (XCE). A disputa será realizada durante o Shimano Fest, entre 15 a 18 de agosto, no Memorial da América Latina.

Com transmissão ao vivo pelo canal da Shimano no Youtube, a etapa de São Paulo será a sexta da Copa do Mundo UCI Mountain Bike Eliminator (XCE). A abertura do circuito será em Paris, dia 20 de abril. Após a capital francesa, será a vez de Barcelona, Espanha (26 de abril), Palangkaraya, Indonésia (19 de maio), Sakarya, Turquia (26 de maio) e Leuven, Bélgica (2 de junho). Após a competição sediada no Shimano Fest 2024, fecham a temporada as provas de Bengaluru, Índia (29 de setembro) e Riyadh, Arábia Saudita (3 de novembro).

Shimano Fest
Percurso da prova dentro do Memorial – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Eliminator – Modalidade de prova do MTB, o Mountain Bike Cross-Country Eliminator, ou simplesmente XCE é, como seu nome sugere, uma disputa eliminatória realizada em pistas curtas (entre 450m até 500m de extensão total) com obstáculos naturais ou artificiais, onde os atletas largam em baterias nas quais os mais rápidos avançam, enquanto os últimos deixam a disputa pelo título.

Tal característica exige dos ciclistas exige equilíbrio e força na busca pelo melhor tempo, ao mesmo tempo em que proporcionam disputas de tirar o fôlego do público.

Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America, comenta que receber uma prova da Copa do Mundo UCI Mountain Bike Eliminator (XCE) atesta a relevância do Shimano Fest. “É um orgulho e uma responsabilidade enorme também, podermos oferecer uma experiência de alto nível para os atletas nacionais e para o público, que poderá acompanhar todas as emoções dessa prova supercompetitiva, de muito perto, dentro do nosso evento! E lembrando que a entrada é gratuita para todos”.

Além da competição internacional, o Shimano Fest 2024 manterá a tradição de oferecer experiências para o crescente público do evento, sejam apaixonados por bike ou quem está interessado em conhecer mais sobre o universo do pedal, tudo isso exposto na 13ª edição do maior festival da bicicleta da América Latina. Estão confirmadas atrações importantes, como o Test-Ride, Arena Kids, palestras, shows musicais interativos, apresentações radicais do BMX Freestyle, food trucks, Desafio de Mecânicos, além de ativações diversas das marcas e de patrocinadores.

Após receber 50.250 visitantes, 130 expositores e 230 marcas de bicicletas, equipamentos e acessórios nacionais e internacionais em 2023, a expectativa é contar com aumento tanto de parceiros, participantes e público em 2024. Com isso os R$ 59 milhões gerados na edição passada (aumento de 30% se comparado aos R$ 45 milhões do evento anterior) também deve crescer, assim como o volume de profissionais do setor, superando os 7.950 credenciados do ano passado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização