4 de março de 2024

Possibilidade de falha em alavanca de freios faz Sram acionar alerta de segurança

Abraçadeira de fixação ao guidão de alguns modelos de alavancas de freio eTAP AXS Red, Force, Rival e Apex podem afrouxar, podendo causar sérios acidentes

O fabricante de componentes para bicicletas Sram anunciou um alerta de segurança para os conjuntos de manetes de freio e trocadores de marcha dos grupos de estrada eTAP AXS Red, Force, Rival e Apex, produzidas antes de 1º de julho de 2023 e comercializadas avulsamente (aftermarket). De acordo com o fabricante foi constatada a possibilidade de que a abraçadeira de fixação ao guidão destes modelos podem escorregar e girar, mesmo com seu parafuso de instalação devidamente apertado, situação que poderá causar acidentes.

De acordo com publicação no site internacional da Sram e na CPSC (Consumer Product Safety Commission, órgão norte-americano similar ao nosso Procon), os usuários dos produtos acima citados deverão parar de utilizar suas bikes imediatamente e proceder uma inspeção para a conferência do torque dos parafusos.

Caso a abraçadeira permaneça frouxa, mesmo após o aperto de seu parafuso de fixação no torque correto, a mesma deverá ser substituida de forma gratuita para o consumidor.

De acordo com dados do CPSC, o recall afeta cerca de 61.300 alavancas produzidas até 1º de julho de 2023.

Conferência – De acordo com a nota oficial do alerta de segurança, é possível para o proprietário das alavancas conferir pessoalmente o estado de integridade do componente usando uma chave de torque ajustada para 6Nm (Newton-metros) com uma chave hexagonal de 5 mm.

Ambas as alavancas devem ser reapertadas usando o seguinte procedimento:

  1. Role a capa de borracha para trás para expor a porca de fixação do corpo da alavanca, conforme mostrado no desenho abaixo. A porca é destacada em vermelho no diagrama.
  2. Usando uma chave hexagonal de 5 mm ou soquete, afrouxe a porca de fixação 2 voltas completas. Para alcançar a porca, talvez seja necessário puxar a frente da capa de borracha para trás para inserir a chave por baixo da capa.
  3. Usando uma chave de torque, aperte a porca de fixação para 6Nm.
  4. Repita os passos 2 e 3 mais duas vezes adicionais para remover o excesso de adesivo azul do parafuso de fixação do corpo da alavanca.
  5. Afrouxe a porca de fixação 3 voltas completas e ajuste a alavanca para a posição desejada no guidão e depois aperte a porca de fixação para 6Nm. Reposicione a capa na alavanca.
  6. Se a alavanca de câmbio e freio não estiver segura após o procedimento acima, por favor, visite um revendedor autorizado da Sram para uma avaliação adicional.
Sram
Porca de fixação do corpo da alavanca mostrada em vermelho

A Sram esclarece ainda que se as alavancas estavam originalmente em uma bicicleta nova comprada em um revendedor autorizado, nenhuma ação é necessária.

Confira aqui o vídeo mostrando como realizar o processo de inspeção e reaperto:

No Brasil – Distribuidora oficial no Brasil, a Proparts anunciou na tarde destas sexta-feira o processo de recall, no qual orienta aos consumidores que, caso não se sintam confiantes ou não possuam as ferramentas necessárias que entrem em contato com um revendedor autorizado da marca para que o parafuso de fixação seja apertado ou substituído sem custo.

A lista de revendedores autorizados da Sram pode ser acessada aqui.

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